Emptiness – “Not For Music” Review
1. Meat Heart
2. It Might Be
3. Circle Girl
4. Your Skin Won’t Hide You
5. Digging the Sky
6. Ever
7. Let It Fall
Duração 41:42
2017 Season Of Mist
Som estranho. Muito estranho. Normalmente este tipo de coisa seria o suficiente para ficarmos agarrados imediatamente. Não foi o caso. Ficámos curiosos, isso sim. E intrigados. Sobretudo intrigados. Os belgas Emptiness têm em “Not For Music” o seu quinto álbum o que nos deixa ainda mais intrigados. Porquê? Porque confessamos que nunca tínhamos ouvido falar deles antes. Vamos tentar aquelas comparações parvas para ver se conseguimos passar aquilo que sentimos logo após a audição da primeira faixa “Meat Heart”. Post-punk ou new wave com a estranheza de uns Bethlehem e alguns ambientes à la Tiamat fase “Wildhoney” caso estes tocassem pós-rock.
Perceberam? Pois… só ouvindo né? Procurando mais informações sobre os Emptiness, descobrimos que a banda no Metal Archives está catalogada como Black/Death metal. Embora consigamos perceber o porquê desta classificação, a mesma não corresponde à verdade. Se esperam blastbeats, guitarradas valentes e guturais a urrar como se um urso tivesse levado com uma bigorna nos pés, então esqueçam. Não vão encontrar isso aqui de tudo. O que temos são sete faixas que são construídas como peças de tapeçaria e onde o ambiente é mesmo a personagem principal.
Ambiente desconfortável, desagradável – a voz também não ajuda em nada – onde a atmosfera é de tal forma densa que nos faz pensar que estamos mumificados. E só poderia ser perfeito não fosse a abordagem vocal que é cansativa e muito pouco eficaz. Mais valia termos músicas instrumentais. Aquilo que resulta em “Meat Heart” em termos de voz, já estamos fartos na terceira faixa, “Circle Girl”. É um álbum surpreendente e que nos apanhou desprevenidos. Ficamos curiosos para ver qual será a evolução a partir daqui mas a haver alguma… comecem pela voz.
Nota 7.5/10
Support World Of Metal