ReviewUncategorized

Saxon – “Saxon” Review

1. Rainbow Theme
2. Frozen Rainbow
3. Big Teaser
4. Judgement Day
5. Stallions of the Highway
6. Backs to the Wall
7. Still Fit to Boogie
8. Militia Guard
9. Big Teaser (Son of a Bitch Demo, 1978)
10. Stallions of the Highway (Son of a Bitch Demo, 1978)
11. Backs to the Wall (Son of a Bitch Demo, 1978)
12. Rainbow Theme (Son of a Bitch Demo, 1978)
13. Frozen Rainbow (Son of a Bitch Demo, 1978)
14. Backs to the Wall (Tommy Vance’s Friday Rock Show BBC Session, 1980)
15. Stallions of the Highway (Tommy Vance’s Friday Rock Show BBC Session, 1980)
16. Motorcycle Man (Tommy Vance’s Friday Rock Show BBC Session, 1980)
17. Still Fit to Boogie (Tommy Vance’s Friday Rock Show BBC Session, 1980)
18. 747 (Strangers in the Night) (Tommy Vance’s Friday Rock Show BBC Session, 1980)
19. Judgement Day (Live B-Side)
20. Still Fit to Boogie (Live at the Monsters of Rock Festival, 1980)
21. Backs to the Wall (Live at the Monsters of Rock Festival, 1980)
22. Stallions of the Highway (Live at the Monsters of Rock Festival, 1980)
Duração 79:11
2009 EMI 
Visto como o primeiro álbum da NWOBHM mesmo antes de haver uma NWOBHM, o álbum de estreia dos Saxon sempre foi um pouco o patinho feio não só de toda a cena mas como também da discografia do próprio grupo britânico. Patinho feio talvez não seja o termo adequado mas definitivamente não é o primeiro trabalho quando se pensa na banda ou no movimento em si. “Wheels Of Steel” e “Denim And Leather” são bem representativos daquilo que a banda viria a fazer e da sua importância para o heavy metal. Ainda assim, é um primeiro álbum que serve perfeitamente para demonstrar a identidade da banda, ainda quem fase embrionária.
Começar o álbum com uma faixa instrumental e uma balada talvez não fosse comum, nem para os parâmetros de hoje mas considerando que estamos no tempo de vinil e que as rádios para passar música teriam sempre que recorrer, por uma questão de conveniência, às primeiras e/ou últimas faixas de cada lado do vinil, não é difícil percebermos a escolha (esta também é a razão das baladas aparecerem invariavelmente na quarta posição, normalmente a última música do lado A. Ainda assim, os dois primeiros temas são provavelmente os melhores. “Big Teaser” é memorável mas o seu refrão simples acaba por se esgotar rapidamente. “Stallions Of The Highway” e “Still Fit To Boogie” também são bons temas mas a verdade é que nenhum destes acaba por sobreviver à passagem do tempo.
No entanto, é inegável a importância história deste álbum e mais desta edição remasterizada a abarrotar de extras. Um pacote muito atractivo não sóp para os fãs de Saxon mas principalmente para quem gosta de heavy metal e para quem quer aprender um pouco mais acerca de uma das suas bandas mais importantes. São quase oitenta minutos onde temos um álbum histórica, uma demo da encarnação anterior da banda (Son Of A Bitch), uma sessão registada no clássico programa da BBC, Friday Rock Show de Tommy Vance (R.I.P.) e ainda temas registados ao vivo no Festival Monsters Of Rock de 1980). Um clássico que é apresentado num pacote que o torna obrigatório.
Nota 8.5/10

Support World Of Metal




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.