ReviewUncategorized

Downfall Of Gaia – “Atrophy” Review

1. Brood
2. Woe
3. Ephemerol
4. Ephemerol II
5. Atrophy
6. Petrichor
Duração 40:42
Tentar definir os Downfall Of Gaia pode não ser uma tarefa muito fácil, já que a banda mete no mesmo tacho uma série de elementos de música extrema bastante distintos. Por um lado temos uma densidade e uma sujidade própria do sludge, mas que também até não é estranha ao black metal. Por falar em black metal, também temos aqui uma aura ameaçadora nesse sentido, assim como um sentido de progressividade que podemos apontar a outras àreas mais aventurosas da música pesada – algo opostas até ao black metal, semelhante ao que podemos encontrar em trabalhos de nomes como os Cult Of Luna, apenas para citar um exemplo rápido.
Ao quarto álbum a banda alemã não tem nada a provar mas mesmo assim traz-nos um trabalho que eleva a fasquia consideravelmente. “Atrophy” é um monumento ao metal extremo negro e sufocante, sem deixar de ser também dinâmico e expansivo, apesar de não ser nada fácil de absorver. Pelo menos não à primeira. Enquanto temos bandas que transformam a face do black metal com a melodia e uma certa acessibilidade ao seu som, os Downfall Of Gaia fazem precisamente o inverso, dotando a sua sonoridade de peso, intensidado e ainda assim, mantendo aquelas melodias típicas do género.
Com seis temas apenas temos aqui um grande álbum que parece que custa a levantar vôo – cortesia das duas primeiras faixas “Brood” e “Woe” – mas que depois se assume em todo o seu esplendor e de forma épica como um dos trabalhos mais bem conseguidos por parte do colectivo alemão. Precisa de insistência, é certo, mas o que também é verdadeiro é que ainda antes da primeira audição terminar e já se está completamente agarrado. Sem dúvida um grande álbum e essencial para convencer aqueles que têm dificuldade em acreditar que o black metal é bem mais aberto do que o que se pensa.
Nota 8.5/10


Esta review teve o alto patrocínio de 
Color Psychology and Chakra System Certification Course

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.