ReviewUncategorized

Xasthur / Leviathan – “Xasthur / Leviathan” Review

Duas das bandas que me surpreenderam anos atrás juntas no mesmo lançamento é algo que seria obrigatoriamente imperdível. De um lado os Xasthur ou a one-man-band que tinha no seu centro o músico Malefic, do outro os Leviathan ou a one-man-band que tem tem no se centro o músico Wrest. Das duas, e apesar de apreciar no geral a abordagem dos Xasthur, são os Leviathan que sempre falaram mais alto cá dentro principalmente após o álbum de estreia, o excelente “The Tenth Sub Level Of Suicide” pelo poderemos ter sido algo parciais na contemplação deste split.
A primeira apreciação que temos é que não existe grande diferença entre as duas propostas embora, como já avisámos atrás em relação à imparcialidade (ou à falta dela), a parte dos Leviathan parece-nos francamente mais inspirada, com as faixas de Xasthur a parecerem-nos algo pobres em termos de dinâmicas. No entanto, a sua parte, nesta edição em Cd, tem o bónus de três faixas sendo uma delas uma curiosa versão da “Palace Of Frost” dos Katatonia. Não é das piores coisas que os Xasthur já fizeram mas também não consegue romper pelos lugares comuns que foram estabelecidos por eles próprios. Ou ele próprio. Vocês percebem.
Por outro lado, e não sendo também o melhor trabalho dos Leviathan, as três músicas aqui apresentadas por parte do projecto são sem dúvida o grande destaque deste lançamento, com um lado hipnótico bem acentuado e bem sucedido – o que falhou precisamente na primeira parte – e com aquele lado miserabilista (afinal estamos a falar de black metal depressivo) bem acentuado. A última das três faixas é uma cover dos Judas Iscariot, uma versão que apesar de poder não parecer nada de especial, assim que entrarmos na mesma, já não vamos querer sair.
Sem dúvida que é um lançamento que qualquer fã de ambas as bandas – quer-se crer que quem é fã de uma é fã da outra – estará interessado em possuir, mesmo que o poderio de uma delastenha diminuído um pouco no underground – os Xasthur acabaram, mudaram de nome para um projecto acústico (Nocturnal Poisoning, nome do seu álbum de estreia) e depois voltaram com a mesma designação mas continuando a tocar exclusivamente música acústica.
1. Xasthur – The Eerie Bliss and Torture (of Solitude)
2. Xasthur – Keeper of Sharpened Blades (and Ominous Fates)
3. Xasthur – Conjuration of Terror
4. Xasthur – Instrumental
5. Xasthur – Achieve Emptiness
6. Xasthur – Telepathic With The Deceased (Ensaio 11/04)
7. Xasthur – Palace of Frost (Cover dos Katatonia)
8. Leviathan – Unfailing Fall into Naught
9. Leviathan – The Remotest Cipher (Beside the Last Breath Banished)
10. Leviathan – Where the Winter Beats Incessant (Cover dos Judas Iscariot)
Duração 65:03
Nota 8/10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.