ReviewUncategorized

Skálmöld – “Vögguvísur Yggdrasils” Review

Não seria preciso ouvir este álbum para perceber que há uma grande probabilidade que os islandeses Skálmöld tocam qualquer coisa perto do folk metal e essa presunção está quase correcta. Correcta porque há realmente por aqui melodias que nos fazem lembrar o folk escandinavo/celta, quer pelas guitarras quer pelas próprias melodias dos coros. Quase porque não se espere uma banda de folk metal tal como estamos habituados a vê-las ou ouvi-las, ou seja, com instrumentos tradicionais e acústicos. Não, a base aqui é mesmo aquela comum ao rock e metal: voz, guitarras, bateria e baixo e ocasionalmente alguns teclados. Isto pelo o que podemos ouvir aqui neste álbum de nome impronunciável que é já o quarto da banda.
Como o nome da banda sugere e do próprio álbum também, as músicas são cantadas em islandês, mas isso não é propriamente um problema, já que normalmente neste tipo de som, as músicas são quase sempre cantadas na língua nativa das suas bandas e a música é suficientemente rica para nos deixar satisfeitos assim como as melodias que as vozes empregam chegam para serem cantaroladas. Com uma boa produção, parece ser o suficiente para se ter aqui horas de vício, correcto? Mais ou menos. Não nos interpretem mal, existe por aqui horas suficientes de entrenimento, no entanto, há uma coisa qualquer que não soa bem.
Talvez pelo uso da fórmula mais comum do rock/metal, a música acaba por nos soar algo banal e não como um veículo para viajarmos para outra época/espaço. Se tirarmos as tais melodias (que muita falta fazem) parece que se fica com uma proposta banal de death metal que até nem é tão death quanto isso – a voz faz realmente lembrar Jan-Chris de Koeijer dos Gorefest mas é associação máxima que temos em relação ao death metal. Por um lado valorizamos esta abordagem própria ao folk metal, por outro lado, a mesma não é tão efectiva quanto isso. Verdade seja dita, esta opinião vai mudando consoante as audições se repetem, mas nalguns casos, continua a ser insatisfatória. Ainda assim, o resultado é positivo
1. Múspell
2. Niflheimur
3. Niðavellir
4. Miðgarður
5. Útgarður
6. Álfheimur
7. Ásgarður
8. Helheimur
9. Vanaheimur
Duração 50:20
Nota 6.7/10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.