ReviewUncategorized

Motörhead – “Kiss Of Death” Review

Motörhead, quem diria que quando fizessemos esta passagem pela nossa audioteca pessoal que Lemmy já teria falecido? A banda sempre teve um ritmo de trabalho apreciável, mesmo depois de Lemmy ter adoecido, o que não deixa de ser impressionante, embora as más línguas possam sempre dizer que Motörhead é Motörhead e como tal nunca existem grandes variações, o som é aquele não se desvia muito daquilo – aliás, como é com os AC/DC. Mas é por isso que gostamos deles e acima de tudo, respeitamos esta capacidade de manter uma identidade sólida, influenciar várias gerações de músicos e ainda assim conseguir criar um bom álbum de boas músicas como é este “Kiss Of Death”.
Claro que temos plena noção de que, tal como AC/DC, o grande poder é (ou era) demonstrado ao vivo, tendo uma série de músicas intocáveis que depois eram rodadas por algumas mais recentes e algumas mais obscuras do catálogo da banda. Neste casos, “Kiss Of Death” não oferece grande concorrência. Apesar de ser um bom álbum da banda, pesado como tudo, não podemos dizer que temos aqui clássicos indiscutíveis. As que sobreviveram para serem tocadas em cima do palco foram as “One Night Stand” e a “Be My Baby” em maior número e com a “Sword Of Glory” a surgir algumas vezes.
Será que isso faz deste álbum dispensável? Faz tanto como qualquer outro. Pegando no que os detratores dizem, Motörhead é Motörhead e toda a sua obra é essencial mesmo que os clássicos sejam invariavelmente os mesmos. Neste caso específico, “Kiss Of Death” é um álbum de qualidade acima da média – a banda já apresentou bem pior – e com um som potente, sem deixar de representar o seu espírito na perfeição. Acabamos apenas com a curiosidade que a edição digipack que possuímos traz uma cover de Metallica, “Whiplash”, como bónus, que fez com que a banda ganhasse um Grammy em 2004 pela melhor performance Metal. Juro que ainda não percebi este raio de pancada de atribuir prémios às bandas de heavy metal por covers. É o mesmo que dizer que é melhor tocar coisas de outras pessoas porque as suas não têm valor suficiente – os próprios Metallica ganharam o mesmo prémio anos antes por uma cover dos Queen. Enfim, americanices.

Nota 8/10
1. Sucker
2. One Night Stand
3. Devil I Know
4. Trigger
5. Under the Gun
6. God Was Never on Your Side
7. Living in the Past
8. Christine
9. Sword of Glory
10. Be My Baby
11. Kingdom of the Worm
12. Going Down
13. Whiplash (Cover dos Metallica)
Duração 48:40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.