Review

WOM Reviews – Pacifist / Rings Of Saturn / Tempest Rising / Despised Icon / Spoil Engine / Mister Misery / Calibre / Atena

Pacifist – “Greyscale Dreams”

2019 – Edição de Autor

Da Índia, senhores e senhoras, os Pacifist. São apenas quatro temas, pouco menos de quinze minutos, mas trazem uma lufada de ar fresco para o pós-hardcore. Quatro canções memoráveis, uma voz que não irrita e a vontade de ouvir novamente assim que acaba. Alguém se lembra do que isso é? Caso a resposta seja negativa, ouvir isto. Caso seja afirmativa, bem… não é preciso dizer que tem que se ouvir isto. Grande banda!

Nota 9/10
Review por Fernando Ferreira


Rings Of Saturn – “Gidim”

2019 – Nuclear Blast Records

Os Rings Of Saturn são uma daquelas bandas que ou se ama ou se odeia. No entanto, e não querendo levar ao máximo a teoria da minha mãe que eu sou especial, consigo ficar algures no meio. Reconheço-lhes a genialidade da sua proposta e de serem das poucas bandas deathcore que consegue transcender o seu género, mantendo alguns breakdowns. No entanto, alguns dos seus tiques na guitarra são um gosto adquirido. Alguns poderão achar irritantes enquanto outros fascinantes. Requer prática, não tanta como quem os faz necessita, mas alguma ainda assim. “Gidim” não deixa de ser um passo em frente ao anterior “Ultu Ulla”, mais adulto podemos dizer assim, e continua a manter a banda como uma das propostas mais interessantes que o género tem para oferecer.

Nota 8.5/10
Review por Fernando Ferreira


Tempest Rising – “Alter Ego”

2019 – Firestarter Music

Estes australianos chegam-nos com fome de vencer. “Alter Ego” é um álbum raivoso que embora possamos encaixar na prateleira do metalcore, tem um espírito de thrash metal que nos remonta para as géneses do estilo e tirando algumas abordagens melódicas da voz, cai sempre muito bem. Daquelas bandas que em palco deverão (obrigatoriamente, pelo material que apresentam em estúdio) partir tudo. O álbum anterior data já de 2014 mas podemos verificar que estes Tempest Rising são bem mais maduros e isso reflecte-se nas músicas que apresentam, apesar dos lugares comuns aqui e ali. Boa surpresa.

Nota 8.5/10
Review por Fernando Ferreira


Despised Icon – “Purgatory”

2019 – Nuclear Blast Records

O início pacífico com a intro “Dernier Souffle” não nos enganou. Pelo menos foi o que dissemos a nós próprios nos primeiros momentos de “Purgatory” No entanto, quando entra o tema-título tivemos logo a confirmação de que a banda continuava bruta como é hábito. Com tudo de bom e mau que isso acarreta. Se houve uma altura em que várias entidades se afastaram do género, os Despised Icon nunca se preocuparam com isso, afinal sempre foram um dos líderes do movimento. E agora apresentam aquilo que é expectável de alguém nessa posição. Brutalidade, breakdowns (às toneladas) e os vozeirões de Alex Erian e Steve Marois a coordenar e a alterar entre a brutalidade e a… brutalidade mais hardcore (género e não adjectivo). O resultado poderá ser cansativo para quem não aprecia o estilo – são mesmo muitos breakdowns de seguida – mas vai mesmo ao encontro daqueles que estão farto de ver as suas bandas favoritas a fazer outra coisa qualquer. Aqui não. Por isso, fãs, regozijem-se

Nota 8/10
Review por Fernando Ferreira


Spoil Engine – “Renaissance Noire”

2019 – Arising Empire

“Stormsleeper” apresentou os Spoil Engine a muitos fãs de metalcore, embora esse fosse já o seu quarto álbum. O seu crescimento foi notório pelo que a nossa expectativa era de que este “Renaissance Noire” reflectisse esse mesmo crescimento e de certa forma é o que faz. O peso esperado está cá assim como também o contraponto das melodias – aquela “The Hallow” é um vício impressionante e a balada “Golden Cage” resulta muito bem. Não há uma inversão de sentido pelo que para quem continua a achar que a balança entre o death metal melódico e o metalcore da banda continuam muito desfasada, não será agora que serão convertidos. Nós estamos satisfeitos e este é, na nossa óptica, o trabalho mais bem conseguido da banda até hoje.

Nota 8/10
Review por Fernando Ferreira


Mister Misery – “Unalive”

2019 – Arising Empire

Podemos ser muito cépticos em relação a certas sonoridads modernas mas de vez em quando aparecem certas bandas que tocam em todos os botões correctos. Como os Mister Misery, que juntam a refrães típicos de hard’n’heavy tiques de nu-metal e metalcore. A coisa tão bem que nem sabemos muito bem para que lado a coisa pende mais. Para ser sinceros, nem interessa. A simplicidade de termos músicas apelativas, com grandes melodias é mesmo o que interessa. “My Ghost”, “Legion” e “Stronger” têm isto mas estas são características que estão presentes em todo o álbum. Sem dúvida que conquistaram mais um fã.

Nota 8/10
Review por Fernando Ferreira


Calibre – “The Storm Inside”

2019 – Downfall Records

Esta foi uma boa surpresa. Vindos do Irão, chega-nos os Calibre, com uma sonoridade moderna na qual podemos encaixar facilmente no metalcore. “The Storm Inside” é um álbum simples pela forma como pega nos lugares comuns do género e apresenta-os de forma bem interessante. Até mais próximo do death metal melódico do que propriamente outra coisa. Claro que no meio de tudo o que temos por aí actualmente, mas não deixa de ser um bom esforço, um bom trabalho que nos consegue agradar sem dificuldades. Prevê-se boas coisas desta banda, uma boa evolução.

Nota 7.5/10
Review por Fernando Ferreira


Atena – “Drowning Regret & Lungs Filled With Water”

2020 – Indie Recordings

Segundo o comunicado de imprensa os Atena tornaram-se, com o fruto do seu trabalho, numa das bandas de destaque da cena metalcore da Noruega. Claro que é algo que seria esperado de ver num comunicado de imprensa e nem temos como comprovar a realidade desse facto, já que estamos um pouco distantes, mas a avaliar pelo poder deste álbum, não é descabido nem nada que nos admire muito. Pelo contrário até. A banda consegue cativar facilmente mesmo sem apresentar um trabalho que seja propraiemente típico. Para além de ser curto, não podemos dizer que seja um álbum directo e unidimensional. Poderoso e sem dúvida emocional, este é um daqueles álbuns ao qual voltaremos várias vezes no futuro, especificamente para encontrar o espelho das emoções aqui vividas. Emoções fortes, claro. Melódico, ríspido, bonito, feio, tudo e o seu oposto.

Nota 8.5/10
Review por Fernando Ferreira


Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.