Review

WOM Reviews – Le Monde par le Feu / Qilin / Hemelbestormer / Hellpie

WOM Reviews – Le Monde par le Feu / Qilin / Hemelbestormer / Hellpie

Le Monde par le Feu – “À Néant”

2021 – Edição de Autor

Por vezes não é preciso grande coisa para atrair a nossa atenção. Foi o que os Le Monde Par Le Feu conseguiram fazer. Uma pequena mensagem num e-mail que trazia o link para a promo e a música faz o resto. A música do apocalipse, que trocado por outras palavras é o mesmo que dizer que se trata de um post-metal atmosférico e cheio de sludge que até parece que salta fuligem pelas colunas. É o tipo de som que não é recomendado para ouvir todos os dias (porque isto de ter o mundo a acabar todos os dias torna-se aborrecido) mas que a cada momento que se ouve é uma experiência transcendente. É um álbum que torna extremamente complicado discernir esta ou aquela faixa quando é tudo junto que tem o impacto maior. Um primeiro álbum que representa um novo caminho para ex-membros dos Old Wvrms, aos quais se junta o vocalista dos Pénitence Onirique, uma das peças fundamentais para este grande trabalho. Recomendadíssimo.

9/10
Fernando Ferreira

Qilin – “Petrichor”

2021 – WormHoleDeath

Quando 2021 está já a aproximar-se do final e já começamos a pensar em 2022, ainda há tanta música deste ano que implora para ser tocada. “Petrichor” é um desses álbuns que não só implora por ser tocado como também merece estar na World Of Metal como honra de destaque nos melhores álbuns do ano. Stoner/doom instrumental que dispensa por completo o uso da voz humana (a não ser no formato de sampler no início da “Cold Pine Highway”) e consegue transportar-nos para aquele sítio bonito onde o bom stoner nos leva, por vezes árido, mas sempre com as imagens cinematográficas que podem ir de um filme de western a um filme de terror. Qualquer que seja, cada ouvinte terá a sua mas o que é certo é que vai mesmo despertar imagens e que essa sensação será algo que vamos querer repetir com frequência.

9/10
Fernando Ferreira

Hemelbestormer – “Collide & Merge”

2021 – Ván Records

Aparentemente começa a estabelecer-se uma estreita ligação entre a Bélgica e o Post-Metal, a par de bandas como os Briqueville ou os mais conhecidos Psychonaut e antes dos estreantes Hippotraktor ou Pothamus já os Hemelbestormer davam os seus primeiros passos musicais. O Quarteto Belga chega assim a 2021 com grande alento para exibir o seu terceiro álbum de originais ‘Collide & Merge’. Sem sequer tentarem disfarçar (até porque dificilmente seria disfarçável), os Hemelbestormer encarnaram com distinção a solúvel dicotomia entre o Post-Metal e o Atmospheric Sludge Metal praticamente patenteada pelos lendários Neurosis. ‘Collide & Merge’ é uma viagem sem retorno a um universo pautado por uma ambiência dissonante, austera e incorpórea onde a ausência de vocalizações é compensada pelos riffs vigorosos, densos, envolventes e emotivos. ‘Collide & Merge’ mostra-nos também uns Hemelbestormer que dão mais valor à vertente emocional do que à vertente técnica percebendo que a circunstância da sonoridade possuir uma “alma” tangível é provavelmente a mais importante faceta de qualquer composição musical. Um pequeno destaque para a faixa ‘Void’, um tema que projecta na plenitude a essência de ‘Collide & Merge’.

7.5/10
Jorge Pereira

Hellpie – “Long Gone Into Oblivion”

2021 – Edição de Autor

Sem grandes expectativas – até porque a capa não permite muito – os Hellpie conseguiram arrancar-nos boas reacções. Este trabalho – que acho que podermos considerar como álbum apesar de ter apenas seis músicas – junta-lhe um metal mais groove com uma abordagem mais descomprometida que tanto embarca no southern/stoner como também é ligeiramente apunkalhado. É quando embarcam no primeiro barco atrás citado que se sente que o impacto é bem maior. Mesmo que a sua impressão não seja propriamente duradoura, há que lhe reconhecer o mérito. Ficamos na expectativa por mais.

6.5/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.