WOM Reviews – Alvablot / Avi Rosenfeld & Ethel Aldrete / Kraemer / Kissin’ Dynamite
WOM Reviews – Alvablot / Avi Rosenfeld & Ethel Aldrete / Kraemer / Kissin’ Dynamite
Alvablot – “Harmonic Dystopia”
2021 – Edição de Autor
One-man band muito interessante. Alvablot é o álbum de estreia deste projecto de Petter Karlsson que já marcou presença em bandas como Therion, Diablo Swing Orchestra, Snowy Shaw entre outros. Para já, surpresa pela qualidade na voz. Parto do princípio que a mesma seja da autoria Karlsson já que não temos qualquer indicação de outros músicos a juntarem-se à produção deste álbum. Depois a forma interessante como a banda consegue fazer músicas que podemos encaixar no aspecto mais melódico (AOR ou hard rock) mas com um som poderoso e com uns assumos de peso que nos deixam desprevenidos. Muita riqueza musical que não se limita às guitarras mas a todas as estruturas das canções. Apesar de ter sido lançado digitalmente em 2021, a edição física só este ano é que vê a luz do dia e é um disco que vale a pena ter.
8.5/10
Fernando Ferreira
Avi Rosenfeld & Ethel Aldrete – “Lions”
2022 – Edição De Autor
Sessenta (60!) álbuns! Deve ser algum tipo de recorde de certeza. Esta marca fantástica é atingida também com um dos melhores discos que o amigo Avi lançou. As suas sensibilidades blues rock estão bem apuradas e aqui são ajudadas pela fantástica voz de Ethel Aldrete. Como já tive oportunidade de dizer anteriormente, o formato de se ter uma voz apenas ao longo de todo o álbum, dá uma solidez que de outra forma não é atingida e uma voz destas é mesmo um luxo imenso. “Sad Johnny” e “Where’s The Answer”são apenas dois exemplos dessa mesma excelência. Blues e rock ao seu melhor nível.
8.5/10
Fernando Ferreira
Kraemer – “All The Way”
2022 – Frontiers Music
Kraemer tanto pode ser visto como um trabalho a solo do vocalista dos Simulacrum, Erik Kraemer, como mais um projecto all stars da Frontiers, com o incontornável Alessandro Del Vecchio no baixo e teclas, Andrea Seveso (Robin McAuley) nas guitarras e Michele Sanna (Brother Against Brother) na bateria. O que se tem é mesmo hard rock clássico, sem complicações. Músicas de três/quatro minutos, refrões bem orelhudos e uma produção intemporal mas muito forte. Está tudo feito para que a voz de Kraemer brilhe e assim resulta. Uma voz forte e melódica que fica aqui perfeita nestes onze temas. Para quem gosta de hard rock 365 dias por ano, não há mesmo nada que fique a faltar.
8/10
Fernando Ferreira
Kissin’ Dynamite – “Not The End Of The Road”
2022 – Napalm
É bom ver que as bandas estão a tentar prosseguir a sua vida apesar das limitações que ainda temos sobre os espectáculos ao vivo. Os Kissin’ Dynamite regressam depois de quatro anos de ausência e com uma nova editora, sendo este o primeiro trabalho pela Napalm Records e este regresso é emblemático. Para já começamos pela mensagem de esperança que é o título e a capa. Que vale para o momento que vivemos, onde as coisas parecem cada vez mais complicadas, e ainda mais complicadas para quem tenta triunfar no mundo da música. Esta será sempre o apoio e a força que precisamos para enfrentar mais um bloqueio que não será o fim da estrada. Musicalmente a banda surge com as melodias bem apuradas e com um gosto especial para os refrões peganhentos que têm tudo a dever aos tempos em que o rock de arena movimentava milhões. Essa já não é a realidade que temos mas a música continua a empolgar da mesma forma, ainda para mais com um cariz e toque moderno que os Kissin’ Dynamite sempre souberam usar mas que aqui demonstram estar no auge. O número de baladas ou temas mais compassados é que acabam por ter alguma dessa energia mas nada apontar à qualidade dos temas.
7.5/10
Fernando Ferreira