Review

WOM Reviews – Silent Skies / Radio Planetarium / Kings Winter / Satanath

Silent Skies – “Nectar”

2022 – Napalm

Surpreendente projecto de Tom Englund com Vikram Shankar que não se iniciou aqui – a estreia é apenas na editora Napalm Records – mas que vai apanhar muitos de surpresa. E é esse o poder que as editoras maiores, mesmo num contexto mais underground e de nicho têm. A voz poderoisa de Tom Englund (que aqui mostra o seu poder pelo seu lado mais sensível) e a instrumentação de Vikram Shankar embalam-nos num trabalho que tem tanto de ambient como de pop. E por pop referimo-nos a algo mais cinematográfico que apesar de ser imediato tem um peso melancólico surpreendente. “Nectar” é uma colecção de temas que é para absorver quando não queremos propriamente festejar. É um álbum voltado mais para o interior e que toca emocionalmente. Seria perfeito como banda sonora, aliás, é perfeito para uma banda sonora. Nem que seja da nossa vida, da realidade da nossa vida.

9/10
Fernando Ferreira


Radio Planetarium – “Radio Planetarium”

2021 – Edição De Autor

Mais um projecto de André Coelho e João Pais Filipe, um projecto bem interessante para quem costuma acompanhar minimamente a vida artística do ilustrador/músico experimental do Porto. Habituados a uma vertente mais agressiva e abrasiva, em Radio Planetarium não se dispensa de algumas das armas mais comuns do industrial, no entanto convertidos a uma vertente mais ambient que é uma excelente surpresa. Principalmente pelos ambientes jazzy que evoca. Digo surpresa porque foi o meu primeiro contacto com este projecto mas este pode ser considerado como o seu segundo longa-duração. Interessantes e viciantes ambientes que cumprem perfeitamente o seu objectivo. Um projecto a acompanhar de perto.

8.5/10
Fernando Ferreira


Kings Winter – “Sonic Silence – The Unplugged Sessions Vol. I”

2022 – Edição de Autor

Mais um produto do confinamento, temos este EP acústico por parte dos Kings Of Winter que lançaram o seu álbum de estreia o ano passado e agora lançam cinco temas em formato acústico onde três são do já referido trabalho de estreia “Edge Of Existence” e dois são do primeiro EP “Forging The Cataclysm”. Temos apenas guitarra e voz, num formato bastante intimista que contraste com todos sumptuosos arranjos que pudemos ouvir no seu formato original. É a chamada prova dos nove onde se vê a força das canções e como é que as mesmas se portam despidas de muitos dos seus arranjos. Podemos dizer que até supera a prova ainda que os resultados não sejam extraordinários. Para quem gosto do álbum, é uma boa forma de conferir esta abordagem que longe de ser nova, é sempre interessante.

7/10
Fernando Ferreira


Satanath – “Urban Apocalypse”

2011/2021 – GrimmDistribution / Tunguska Produções / More Hate Productions

Dez anos depois de ter sido lançado de forma independente, Aqui está “Urban Apocalypse” apresentado a um público maior. Talvez um dos trabalhos mais minimalistas de Satanath, onde o ambient surge de diversas formas, ora mais abrasivo ora mais discreto, esta reedição para além de apresentar os dez temas originais ainda traz mais sete temas bónus. O ambiente opressivo é mesmo o que se retira daqui. Opressivo e desconfortável, que fica na memória mais do que qualquer um dos temas. E ao contrário do que muitas vezes se encontra neste tipo de reedições, os temas bónus vêm no sentido dos temas originais, o que é um factor positivo para o trabalho. Para os fãs de ambient minimalista.

6.5/10
Fernando Ferreira


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.