WOM Reviews – La Armada / Censurados / Maktkamp / Living Target
La Armada – “Anti-Colonial Vol. 2”
2022 – Mal De Ojo / Thousand Islands / Lock Jaw
La Armada pegaram na pandemia e fizeram um disco cheio de raiva que não só reflecte todas as questões levantadas (e muitas delas não levantadas e engolidas) pelo período de isolamente e que não são mais do que espelho dos problemas da sociedade actual. Mais do que ser uma pedrada hardcore – que é – é um álbum que consegue injectar um espírito próprio que está evidente imediatamente no fantástico trabalho de percussão. Trabalho dinâmico e multifacetado até na língua em que expressa, alternando entre o inglês e o castelhano. Poderoso, como uma pedrada no charco obrigatoriamente tem de ser.
9/10
Fernando Ferreira
Censurados – “Ao Vivo Coimbra 1999”
2002 /2022 – Rastilho
Reedição do mítico e único lançamento ao vivo dos Censurados, uma das grandes bandas de punk rock nacional que existiu durante pouco tempo mas são celebrados desde sempre. É fácil cair-se no culto naquilo que já existe e desse culto ser exacerbado para lá daquilo que é a realidade mas não no caso dos Censurados. Censurados deixou sempre a impressão de que não foram apreciados da forma como deveriam ter sido nem sequer viveram tempo suficiente. Mas é assim a história e no seu caso concreto, apesar de terem existido durante pouco tempo, o seu impacto na cena nacional foi enorme. Prova disso é este mesmo registo que foi registado quando a banda já não existia – na altura comemoravam-se os vinte anos de carreira dos Xutos & Pontapés e os Censurados contribuíram com uma versão da “Enquanto A Noite Cai” que tornaram muito sua. Esse ressurgirmento fez com que a banda tivesse mais uma série de convites para actuar ao vivo. Capturado e editado, e agora reeditado novamente em CD e pela primeira vez em vinil e cassete, “Ao Vivo Coimbra 1999” é obrigatório para qualquer fã de punk nacional, para qualquer melómano que se interessa pela história do rock no nosso país e indispensável para os fãs de Censurados.
9/10
Fernando Ferreira
Maktkamp – “I Affekt”
2022 – Edição de Autor
O nome desta banda norueguesa é complicado de acertar à primeira (ou à segunda ou à terceira) mas o som, esse, cativa logo desde o primeiro momento. Temos aquela abrasividade das guitarras do punk/hardcore escandinavo e um sentido de melodia próprio do rock ou hard rock mais sleazy e revivalista. Esta mistura é maravilhosa e este álbum é sem dúvida uma estreia que mostra um dos grandes vícios do próximo ano. O simples facto de não conseguirmos com exactidão que é punk, que é hardcore ou ainda que é outra coisa qualquer é logo à partida algo que mostra que a banda está no caminho certo. Um som inconfundível que acrescenta-se ainda a sua qualidade alta. Começar uma carreira discográfica assim é um verdadeiro luxo.
8.5/10
Fernando Ferreira
Living Target – “Fire & Forget”
2022 – WormHoleDeath
Esta é a verdadeira banda do século XXI, o que ainda é mais estranho visto serem uma banda punk. Nascida nos meandros online, a banda formou-se por músicos que estão espalhados pelo mundo (Alemanha, Itália e E.U.A.) e criou estas músicas que fazem parte do EP sem nunca ter tocado junta e é excelente. Não é revolucionária mas é punk rock melódico – e que de certa forma até é algo próximo do que costumamos fazer por cá. Melódico mas com um peso também mais considerável nas guitarras. No geral é uma proposta que deixa água na boca para os fãs de sonoridades punk. Bom projecto.
8/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!