Review

WOM Reviews – Mass Worship / Symbtomy / Tormentor Tyrant / Funeral Whore

Mass Worship – “Portal Tombs”

2022 – Century Media

“Portal Tombs” é o segundo album dos suecos Mass Worship e talvez seja o trabalho que lança para o estrelato musical – certamente tem a capacidade para o fazer. A génese sonora de Portal Tombs localiza-se no death metal violento que os países do norte europeu têm desde há muito tempo vindo a aperfeiçoar, mas surge acompanhado de um teor atmosférico que não costuma ser muito ouvido nestas andanças. Com isto cria-se uma explosão cósmica que por mais que creia-mos que se atinge o tecto de qualidade numa das faixas iniciais do álbum, vemos logo que estamos errados quando a faixa seguinte nos mostra quanta arte ainda está por se revelar. Mass Worship demonstra que não é uma banda convencional de death metal ao se permitir mergulhar tanto em tons brutos como em tons mais suaves melodiosos em Portal Tombs, proporcionando também um aura hipnótica de destruição constelar. Um álbum obrigatório a ser ouvido.

10/10
Matias Melim


 Symbtomy – “Demo #2”

2022 – Edição de Autor

Nos dias de hoje, seria de esperar que uma simples demo não tivesse grande impacto no plano geral das coisas. Bem, nos dias de hoje, parece que a única coisa que separa uma demo de um EP é apenas a designação e/ou a qualidade que se julga que cada um dos formatos tem. Isto é, é de esperar que uma demo seja algo mais primitivo embrionário e que um EP surja como um lançamento mais profissional. Os Symbtomy demonstram que esses preconceitos não têm qualquer razão de ser, principalmente quando trazem três temas de death metal sueco arraçasdo da década de noventa mas com um som mais poderoso, sem deixar descuidar a parte orgânica da coisa. Nascidos em 2019, esta banda ou projecto tem tudo para ser uma das grandes propostgas de topo do estilo.

9/10
Fernando Ferreira


Tormentor Tyrant – “Tormentor Tyrant”

2022 – Everlasting Spew

Death metal podre e sujo da Finlândia? É logo coisa para ficarmos com as orelhas levantadas. Claro que vamos voltar aos primórdios do estilo e claro que não temos nada de diferente em relação ao que se fazia algures no início da década de noventa, mas é tão bom pela forma simples com que nos brutaliza… Chavascal do melhor que espalha charme em cinco temas, num EP que serve de apresentação e de declaração de identidade – que sinceramente não deverá mudar muito para além disto nos próximos trabalhos. Mudar para quê? Não mexe que está perfeito!

8/10
Fernando Ferreira

 


Funeral Whore – “Dreadfully Expired”

2021/2022 – Vidar Records

Terceiro álbum dos Funeral Whore que andaram desaparecidos durante cinco anos. E digo cinco e não seis porque a edição original deste álbum foi no ano passado, numa tiragem limitada em cassete. Death metal holandês primitivo dentro da velha escola do género mas que apresenta logo um pequeno defeito (ou pelo menos é assim entendido e sentido deste lado do ecrã) – compressão. Um dos grandes malefícios das produções hoje em dia é tentar meter o som mais alto possível sem distorcer e depois comprimir ao máximo. Quanto maior o volume, maior a necessidade de compressão, o que dá o efeito para quem estiver a ouvir de uma ligeira distorção, como se as colunas estivessem prestes a rebentar. Algo que até o som orgânico dispensaria – é portanto uma condição resultante da mistura do que propriamente da captação. Não lhe retira o encanto todo, mas algum pelo menos, o que é pena. Seria bom ouvir estes temas mais ao “natural”. No geral, todavia é um álbum de death metal clássico sem grandes invenções, para além das já citadas atrás, e que resulta para quem não for particularmente exigente.

6.5/10
Fernando Ferreira


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.