WOM Reviews – Sin Starlett / Silverlane / Re-Machined / Virgin Idol
Sin Starlett – “Solid Source Of Steel”
2022 – Metalizer
Muito curioso este disco! Naturalmente há por aqui muito do som da NWOBHM mas ao mesmo tempo todo o caminho é percorrido sonoramente de forma muito épica, brilhante e audaz…porque só assim podia surgir este “Solid Source Of Steel”. A banda foi fundada em 2005 em Lucerna e lançou a sua primeira demo logo depois. A tragédia atingiu a banda no verão de 2007, quando o baterista “Dany King” foi encontrado morto no seu apartamento, mas apesar disso a determinação superou aquilo que podia colocar em causa os objetivos futuros da banda. Surgiu então um novo baterista e rapidamente lançaram o álbum de estreia, intitulado “Call To The Punisher” em 2008. Em 2012 os metalheads suíços voltaram com sua segunda produção chamada “Throat Attack” (CD/LP na Emanes Metal Records) repleta de músicas que respiram o espírito cru e hard-rock da velha NWOBHM. O que posso mais dizer é que este disco é cheio de personalidade, garra e maestria e se ao mesmo tempo sentimos estar de volta aos brilhantes e inspiradores anos, depressa passamos para a “modernização” dessas influências. Heavy Metal!!!
10/10
Miguel Correia
Silverlane – “Inside Internal Infinity”
2022 – Drakkar Entertainment
Os Silverlane são uma banda de power metal melódico da Alemanha, com raízes que remontam a 1996, quando eram conhecidos como The Rising Force, mas um “rebrand” em 2005 viu a banda mudar o nome para o atual Silverlane. “My Inner Demon”, em 2009, fez a estreia mundial, seguindo-se “Above The Others”, em 2010, ano em que conheceram alguns percalços na sua formação e objetivos da banda, uma vez que cada um dos seus integrantes sentiu necessidade de seguir outros caminhos até que finalmente alguns elementos se reuniram para nos trazer o álbum número três “Inside Internal Infinity”. Naturalmente fui verificar estes dois primeiros discos e percebi que com o novo vocalista Tom Klossek o som permanece o mesmo apesar de apresentar um registro ligeiramente mais alto, mas a banda continua tão pesada em riffs e com muita criatividade, criando um som sólido. Curti muito este disco e aconselho pelo menos a darem uma passagem pois acredito que não irão ficar por aí!
9/10
Miguel Correia
Re-Machined – “Brain Dead”
2022 – Pride & Joy Music
De Hessia, Alemanha apresentam-se novamente os Re-Machined que fizeram a sua estreia com “Wheels Of Time”, em 2020, que na altura me lembro ter deixado muito boa impressão. Isso despertou em mim a curiosidade para este “Brain Dead”, segundo álbum que chega via Pride & Joy Music. O som Re-Machined é caracterizado por riffs de guitarra gêmeas e pesados de Horst Pflaumer e Andreas Glanz juntamente com a seção rítmica estrondosa de Bruno Strasser (baixo) e Volker Brecher (bateria). Sobrepostos a toda essa excelente musicalidade, vêm os gritos lancinantes do vocalista Thomas Ritter, tudo bem ao estilo alemão. Acho que nesta meia dúzia de palavras descrevia tudo o que podíamos ter neste novo disco, mas acrescento ainda que aqui tudo acontece sem rodeios, muito direto como esta velha escola sempre nos proporcionou. Não é um álbum bombástico, nada disso, mas acreditem que sobressai de forma fácil perante as atuais ofertas do género.
8/10
Miguel Correia
Virgin Idol – “Virgin Idol”
2022 – Super Sargasso
Não fosse a capa trzer uma qualidade digital que associamos aos tempos presentes e este seria um trabalho que passaria como tendo sido editado no início da década de oitenta. Produção, som das guitarras, a composição e sobretudo a voz (que surge como uma espécie de cruzamento entre o Udo Dirkshneider e Chris Boltendahl num registo constantemente agudo) que remete logo para o período indicado. Curiosamente as composições vão muitas vezes para registos mais obscuros, não ficando desfasado dos momentos mais calmos de um black metal com influências mais heavy metal – isto no que ao instrumental diz respeito. No geral é um disco bem conseguido e uma estreia recomendada para os fãs de heavy metal. Curiosidade para ver a evolução deles.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!