Review

WOM Reviews – Sergeant Thunderhoof / Cities Of Mars / Crimson Tower / Zane

Sergeant Thunderhoof – “This Sceptred Veil”

2022 – Pale Wizard

Que grande álbum! Eu sei, eu sei, não se pode começar uma review desta forma mas não consegui resistir porque a minha vontade é que vão já à procura disto para ouvir – em baixo obviamente têm essa possibilidade, mas eu quis ser dramático e deixar os rodeios para depois. Trata-se do quarto álbum dos Sergeant Thunderhoof que apresenta mais de uma hora de (boa) música onde o prato principal é o stoner, com o ocasional peso do doom e alguns resquícios psicadélicos que nos encantam sem qualquer esforço. Stoner é capaz de ser dos géneros aquele que menos se espera em termos de surpresa mas este é o lançamento que maior faz gestão dessas expectativas e nos traz um trabalho grandioso e ao qual nos dá tantas cores e diferentes sensações que até o tempo deixa de ter qualquer importância. Um pequeno (grande) tesouro em forma sónica.

9.5/10
Fernando Ferreira


Cities Of Mars – “Cities Of Mars”

2022 – Ripple Music

Poderá ser simplesmente uma superstição parva e inútil, mas eu tenho a crença de que quando uma banda lança um álbum auto-intitulado é porque sente que tem em mãos um trabalho especial e muitas vezes isso é logo notório – embora noutras também seja notório de que a banda precisava de uma pausasinha para ver as coisas com outros olhos. Ou ouvir com outros ouvidos. Os Cities Of Mars não são banda para deslumbrar, afinal o seu stoner/doom metal paquidérmico é ideal para nos deixar relaxados e apreciar as coisas boas da vida enquantos os olhos estão semi-cerrados com tendência a fechar. No entanto, naquilo que fazem são mestres. Temos canções mais curtas mas não menos intensas nas tapeçarias dissonantes de uma atmosfera lenta que se vai envolvendo, não sendo este um disco acessível nem para ouvir e muito menos para interiorizar mas por outro lado, a intensidade é muito superior, sendo um disco que vai para além do estado de relaxamento descrito atrás. Vai directamente ao ponto em que nos deixa num estado de percepção superior – por muito arrogante que isto possa parecer. Ouvir a acústica “Song Of A Distant Earth (Hathra para poderem sentir isto mesmo.

8.5/10
Fernando Ferreira


Crimson Tower – “Aeternal Abyss”

2022 – Morbid And Miserable

Sem grande informação desta banda brasileira, sabemos apenas que se chamavam Aeternal Abyss e que mudaram a designação para Crimson Tower depois de lançarem duas demos, sendo que a segunda “MMXX” tem exactamente o mesmo alinhamento que este álbum – e provavelmente até são os mesmos temas. Agora a estreia com Crimson Tower é mesmo com este álbum que se intitula… “Aeternal Abyss”. Doom/heavy metal tradicional que tem no factor orgânico e cru da produção um dos seus grandes atractivos. Amor ao género que é logo também garantia de um ponto de interesse acrescido. Passando por esta camada não há muito mais mas vamos dar o benefício da dúvida, porque parece-nos que há muito doom bom a sair deste power trio.

7/10
Fernando Ferreira


Zane – “She Has Wings”

2022 – WormHoleDeath

One-man band que tem no baixo o seu instrumento de eleição. Reza o comunicado de imprensa que Zane, de forma a combater o vício (não especificando qual) fechou-se num estúdio de forma a exorcisar os seus demónios mais íntimos e perturbadores. O resultado está neste EP que se orienta por linhas próximas do sludge, tirando o último tema que apesar de interessante estaria melhor numa qualquer coisa nu-metal, indo buscar muito desses ambientes. Medianamente interessante mas longe de convencer.

5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.