Review

WOM Reviews – In Loving Memory / Cauchemar / Old Spirit / Fulanno

In Loving Memory – “The Withering”

2022 – Funere

Terceiro álbum dos nuestros hermaños In Loving Memory que é uma verdadeira bomba de death/doom melódico como manda a melhor tradição do género mas com uma produção onde os graves estão mesmo no ponto e onde todo o peso e melancolia se conjugam da melhor forma. Só não digo que é clássico imediato porque os tempos são muito diferentes em relação à era onde este tipo de sonoridade era uma das mais procuradas no underground e porque tem muitos gatilhos mentais em relação a essa era. Não é, contudo, um rip off a nomes já estabelecidos, já que o que apresentam soa-nos a exactamente aquilo que se esperaria de um álbum dos In Loving Memory.

9/10
Fernando Ferreira


Cauchemar – “Rosa Mystica”

2022 – Temple Of Mystery

Os Cauchemar podem ser retro ou vintage (prefiro sempre este último) mas soam sempre com uma classe descomunal e este “Rosa Mystica”, o seu terceiro álbum de originais (seis anos depois do último) e que nos traz mais uma vez a sua forma de misturar doom e heavy metal tradicional que nos deixam completamente agarrados. Ainda para mais com a particularidade de ser cantado em francês com a fantástica voz de Annick Giroux a ser um bálsamo único para os nossos ouvidos, assim como os arranjos de teclados e as guitarras cheias de fuzz. É um daqueles álbuns que nos apaixonamos imediatamente e que nos dá a sensação de ser clássico – não só porque soa como tal mas porque tem todos os elementos para continuar a bater da mesma forma daqui a uns anos valentes. Ah e para quem não sabe, Cauchemar é pesadelo em francês. Pesadelos destes venham aos molhos.

8.5/10
Fernando Ferreira


Old Spirit – “Old Spirit”

2022 – Bright As Light

Directamente de Madison, Wisconsin eis que chega o novo projecto do guitarrista Jason Hartman (Vanishing Kids/Jex Thoth) simplesmente intitulado Old Spirit. Ora toda a história da música tem sido pautada por bandas que influenciam outras bandas, fenómeno que além de inevitável, é na grande maioria da vezes salutar, todavia as influências servem para inspirar ou como base para algum tipo de transformação musical o que não é o caso destes Old Spirit, aliás como o próprio nome revela é uma banda declaradamente revivalista, um domínio que na minha opinião é particularmente desinteressante. O álbum homónimo dos Old Spirit mostra-nos uma estreia pautada por faixas que vão oscilando numa amálgama sonora que vai desde o NWOBHM passando pelo Stoner, Black Metal (First Wave), o Heavy Clássico até ao Hard Rock em que o único fio condutor aparenta ser uma espécie de regresso ao passado. ‘Old Spirit’ tenta fazer sobressair uma aura delineada pela audácia das vocalizações de King Diamond aliadas à destreza técnica de um Tony Iommi em modo Stoner mas que na verdade apenas revela uma demarcada falta de sofisticação, inovação ou criatividade.

6.5/10
Jorge Pereira


Fulanno – “Nadie Está A Salvo Del Mal”

2022 – Helter Skelter / Regain 

Muitas vezes falamos do fino equilíbrio entre ter um bom álbum de doom e um álbum aborrecido. Os Fulanno (grande nome desde já) andam ao longo deste seu “Nadie Está A Salvo Del Mal” no fio da navalha. Por um lado, som e produção clássica de doom, com o elemento orgânico bem evidente e uma voz perfeita para o estilo. Por outro, as canções são tão monocórdicas que é impossível não passar pelas brasas de vez em quando. Mesmo quando o groove e as melodias são boas mas acaba por haver um elemento qualquer que nos mete a dormir como se fossemos um cão num canil sobrelotado. Os fãs (acérrimos) de doom vão encontrar os pontos positivos mas quem não é grande fã do género, este trabalho não vai ajudar.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.