WOM Reviews – The Hellacopters / Lazarus Dream / Drive At Night / Poison Rose
The Hellacopters – “Eyes Of Oblivion”
2022 – Nuclear Blast
Os Hellacopters foram um fenómeno que, confesso, me passaram ao lado. Na altura em que explodiram um pouco por todo o lado com o seu mítico álbum de estreia “Supershitty To The Max!” estava mais interessado em aprofundar o conhecimento ao metal e as vertentes mais rock não me despertavam tanto a atenção. Só mais tarde veio a apreciação por aquilo que a banda fazia, que mais do que ser retro, era ir beber à fonte daquilo que significa o rock. Sem as condicionantes que a música moderna ofercia na altura. O regresso depois do hiato deu-se em 2016 mas só agora se materializa. E de que forma, com um disco cheio de alma rock à qual nos entregamos imediatamente e sem concessões. Com um sabor mesmo clássico, este é um daqueles discos aos quais que servem de referência para o estilo quase melhor que qualquer coisa lançada anteriormente a 1985, longe de soar datado. Candidato a melhor disco rock do ano.
9/10
Fernando Ferreira
Lazarus Dream – “Lifeline”
2022 – Pride & Joy Music
Lazarus Dream é um duo composto pelo vocalista Carsten Schulz (dos Domain, Evidence One e Devoid) e Markus Pfeffer (dos Barnabas Sky e Winterland) que traz hard rock que é tão melódico como raçudo. Bons riffs, boas melodias e excelentes temas que até fazem lembrar mais a cena norte-americana do que algo europeu – “Mind Like A Windmill” é um excelente exemplo disso mesmo. Diversão a mil, onde não há qualquer sentimento de culpa em relação aos teclados ou à melodia que é mais que muita. No final temos um resultado bem equilibrado e ao qual vamos gostar de ouvir muitas mais vezes no futuro.
8.5/10
Fernando Ferreira
Drive At Night – “Echoes Of An Era”
2022 – Pride & Joy Music
A nostalgia é um dos grandes trunfos hoje em dia… em todas as áreas. E também no nosso pequeno grande nicho que é a música pesada. O hard rock nunca parou. Vetou-se ao underground e aos poucos foi emergindo para estar numa boa posição hoje em dia – pelo menos comparado com a segunda metade da década de noventa. E a nostalgia tem uma boa parte de responsabilidade. Basta ouvir este trabalho dos Drive At Night, onde assumem com orgulho isso mesmo. Seja na forma seja no conteúdo – sendo flagrante nas letras de temas como “The 80’s Calling” e “The Youth Of Today”. E o mais curioso é que se trata do álbum de estreia deste projecto sueco que conta com membros de bandas como Astral Doors. Para quem detestar o hard rock melódico, será melhor passar ao lado mas para quem for fã, mais uma nova banda/projecto para enriquecer a audioteca.
8/10
Fernando Ferreira
Poison Rose – “Little Bang Theory”
2022 – Frontiers Music
Excelente título para um excelente álbum, que é mais uma aposta nova da Frontiers. Consta que Marco Sivo é um músico de sessão que colaborou em imensos lançamentos da editora, como compositor e como vocalista de apoio nos coros. Com a colaboração de outro músico/produtor residente da Frontiers, Alessandro Del Vecchio e o resultado é um álbum de hard rock que nos atinge sempre no sítio que é suposto e aí reside o seu único problema. Estamos a falar de músicos experientes na arte de fazer hard rock ou rock melódico portanto, as músicas acabam por não surpreender. Não são más, nem sequer têm defeitos. Soam muito bem mas… é igual a muita coisa, inclusive a muita coisa lançada pela Frontiers. Seja como for, este é um álbum que ouvimos facilmente e sem qualquer questão – a não ser esta que pode ficar a passar em rodapé durante quarenta e dois minutos.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!