Review

WOM Reviews – Kraken / Charlotte / Coreleoni / Scar For Life

Kraken – “Shallow Waters”

2022 – Edição de Autor

Regresso dos Kraken, uma banda que tem o rock na sua essência e tem como missão espalhá-lo sem pre com muita alma. Alma, este conceito abstracto que aqui surge muito concretamente ao longo deste conjunto de faixas – e nesse departamente destacamos um “Ride Along” e “Warm Blood” – que mostra que vieram para ficar. Ou pelo menos essa é a nossa expectativa já que o que fazem é bom demais para que fique sem continuidade. Mais do que ser uma reunião de nomes conhecidos da nossa cena (e obviamente do seu talento), os Kraken relembram-nos o lado mais orgânico e puro do rock indo bebendo à fonte. Em termos técnicos também ajuda o som mais cru que torna todas as emoções mais viscerais. Um regresso em grande para este 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Charlotte – “Charlotte”

2022 – Eonian

Este é um nome que definitivamente não nos dá uma antevisão daquilo que podemos encontrar em termos sonoros. O que é bom para a surpresa que se tem mas mau para quem não se dá ao trabalho para ir para além das aparências. No entanto, este álbum também não é bem normal. A banda já anda nestas andanças há quase quarenta anos e embora a sua qualidade, nunca conseguiu triunfar propriamente da mesma maneira que os monstros do género numa altura em que o rock e o hard rock reinavam como gigantes. Este álbum parece ser uma recaptura de momentos que ficaram para trás e que foram depois regravados e retratados. O resultado é melhor que um best of com um álbum cheio – dezassete temas (17!) – de músicas memoráveis e sem ter de recorrer a truques fáceis (como a balada a puxar ao sentimento). Para quem não os apanhou na altura, agora é uma altura tão boa como outra qualquer.

9/10
Fernando Ferreira


Coreleoni – “III”

2022 – Atomic Fire

Regresso dos Coreleoni, banda fundada pelo guitarrista fundador dos Gothard e que tem aqui aquilo que todos já sabíamos que ia ter: um grande álbum repleto de uma grande classe hard rock. Claro que a voz do albanês Eugent Bushpepa também é grande parte do sucesso deste trabalho, um tom meio rouco que faz lembrar o do Steve Lee, conseguindo puxar ainda mais pela voz. Na realidade não se sentem assim grandes diferenças com os Gothard a não ser que estes Coreleoni são um pouco mais expansivos e explosivos. E isso nota-se perfeitamente em temas como “Sick & Tired”. Para tornar a coisa ainda mais interessante nesta luta de duelos de semelhanças diferenças temos quatro faixas bónus que são covers de Gothard, para além também do clássico dos Rolling Stones, “Jumpin’ Jack Flash”.

7.5/10
Fernando Ferreira


Scar For Life – “Sociophobia”

2022 – Pride & Joy Music

Regresso de um dos nomes mais expansivos do underground nacional, dois termos que precisam de ser dissecados para melhor compreensão. Expansivos porque este projecto já apresentou diversas faces musicais, sendo algumas vezes algo difícil de encontrar uma identidade única e coerente entre os mesmos. Nacional porque teve início com Alexandre Santos que embora se mantenha como o único membro português, é também o fundador e líder da banda. “Sociophobia” põe fim a um silêncio de oito anos e volta com uma alma rock, mais pesado por vezes mas sempre melódico mas sem ficar muito refém quer nos valres mais tradicionais ou nos mais alternativos. É um bom regresso de um bom nome que sempre nos trouxe música – seja em qualquer a vertente e agora não é excepção.

7/10
Fernando Ferreira


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.