Review

WOM Reviews – Juan S. Garcés / Swarn / Azores & Metal / LüX

Juan S. Garcés – “Personal Warfare”

2022 – Edição de Autor

Trabalho de estreia de Juan S. Garcés, estreia em no próprio. Garcés, é um músico multinstrumentista, compositor e produtor que se lançou agora em nome próprio e impressiona. E de que maneira. Este é um álbum que passa ao lado da tentação de qualquer músico talentoso – e que se distingue por exemplo na guitarra, como é o caso. Isto é, o foco está mesmo em fazer grandes temas de rock/metal sem propriamente ter que explorar constantes escalas e debitar de notas – não que haja algo de errado com isso. A verdade é que é tão sóbrio como excelente, e a voz de Meyrick De La Fuente acaba por ser perfeita nestas músicas onde o feeling de Fates Warning é omnipresente mas não ofusca a sua própria identidade que se nota. Bom equilíbrio de melodias e excelente gosto na composição e nos arranjos, “Personal Warfare” é uma das grandes surpresas de 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Swarn – “Whispers From Beyond”

2022 – Warhorn Records / Stuka Records / Guano

Da Estónia, os Swarn que trazem um death metal cheio de gravilha que mais parece que passou pela Suécia antes sequer de sair da Estónia para chegar até nós. Devo dizer que se instrumentalmente a coisa bate logo – não só pela forma mas também pelo conteúdo – a voz traz algumas variaçõs inesperadas. Acab por não ser uniforme e por vezes precisa de alguma habituação. Principalmente quando usa uma distorção/efeito que depressa se cansa. Não é nada de grave no entanto e o resultado é um death metal que se funde muito bem com o psicadélico principalmente nas duas últimas faixas que juntas fazem mais de metade do álbum. De referir que esse tema maior, “Abysmal Hallucinations” já tinha sido lançado em EP no ano passado e a versão que se pode ouvir aqui no álbum parece-nos a mesma, até porque há uma clara diferença no som. De qualquer forma e apesar destas incongruências sonoras, trata-se de um excelente e dinâmico álbum de death metal.

8.5/10
Fernando Ferreira


V/A – “Azores & Metal Vol.2”

2022 – Museu Heavy Metal Açoriano

Segundo volume desta iniciativa de louvar e da qual nos orgulhamos de fazer parte – com foto tirada ao inevitável Lex Thunder pela nossa Sónia Ferreira. Total apoio à cena açoriana que já tem mais que provas dadas do valor fornecido ao talento nacional mas que pelos motivos óbvios de insularidade acaba por não ter tanta visibilidade. Esta compilação – tal como o Volume 1 – abrange um considerável leque de diferentes géneros onde temos propostas do mais moderno até ao mais tradicional. Gostámos particularmente da vertente mais tradicional onde encontramos propostas valorosas como a dos After The Rain, Palha D’Aço, Crossfaith e In Peccatvm. No entanto, no geral é um documento importante para imortalizar o momento presente da cena açoriana.

8/10
Fernando Ferreira


LüX – “Refraction”

2022 – Làtension

Ora aqui está algo bastante estranho. Estranho e quase impossível de definir para além deste adjectivo, por muito que isso possa parecer preguiçoso. Algures entre ambientes Jazz e um experimentalismo leve com a música electrónica, as músicas aqui exploradas são desconcertantes mas não deixam de mostrar alguns pontos extremamente cativantes – como a segunda metade da “Perfectly Imperfect”, que nos dão que pensar se este projecto não andasse tanto pela lua e ficasse cá em baixo connosco, comuns mortuais, seria bem mais proveitoso. Para nós, claro, mas nitidamente esse não é o seu principal objectivo. E ainda bem, mantem a sua arte independente. E nós vamos nos encontrando nos intervalos.

6.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.