Review

Máquina do Tempo – Therion / Overtoun / Dismal Aura / Varathron

Therion – “Secret Of The Runes”

2001/2022 – Hammerheart

Este álbum retirou os Therion de um aparente beco sem saída após o “Deggial”. Vai buscar uma base mais metal – que até nos relembra em certos momentos o “Theli”, enquanto mantém todo o seu rigor sinfónico e orquestral. Não sendo tão bombástico nesse aspecto, acaba por ser a melodia e a aproximação ao mundo rock/metal que faz a diferença e tornando-se não só um álbum com muitos temas a dar para as setlists da banda nos próximos anos como também um daqueles que mais gozo dá voltar. E no entanto é talvez um álbum algo menosprezado (e também assumidamente menos sonante) ao lado de “Theli” e “Vovin” no panteão dos álbuns clássicos mas com valor qualitativo semelhante.

9/10
Fernando Ferreira


Overtoun – “This Darkness Feels Alive”

2021/2022 – Wormholedeath

Reedição do segundo álbum de originais dos chilenos Overtoun que o lançaram em nome próprio no ano passado. Apesar da descrição do seu som como death metal old school, esse rótulo é capaz de levar ao engano. Temos sem dúvida alguns elementos próprios das características mais tradicionais do death metal mas também é inegável que faz uso de uma abordagem que nos trazs algumas dinâmicas modernas. Seja como for, o resultado é um álbum de death metal que soa a clássico e que é para lá de viciante.

9/10
Fernando Ferreira


Dismal Aura – “Praesagia Tristia”

 

2021 – Edição de Autor

Regresso ao passado para apanhar esta estreia por parte da banda canadiana Dismal Aura. “Praesagia Tristia” é um daqueles discos que mesmo sem ter nada aparentemente que os destaque consegue causar uma boa impressão. E depois descobre-se (ou apercebe-se) de que se trata mesmo de aparência. Este é um disco onde temos aquele feeling mais comum do black metal escandinavo mas que também consegue introduzir algumas coisas novas (ou pelo menos não tão comuns) sobretudo ao nível das melodias, dando um carácter mais épico e melódico não sendo esse o seu principal objectivo – pelo menos que se sinta de forma clara. Por vezes sabe bem ir ao passado.

8/10
Fernando Ferreira


Varathron – “Walpurgisnacht”

1995/2022 – Vic Records

Mais um pedaço de história da mítica banda grega de black metal Varathron que aqui neste segundo álbum, e numa altura que a música extrema estava a abrir as portas a uma maior diversificação e a acessibilidade, os gregos apresentam algo sólido que é uma evolução segura em relação à sua estreia. Maior melodia, maior diversividade e maior eficácia na composição que faz com que este álbum seja mais interessante que a estreia musicalmente mas também representa a tal abertura que estava a falar anteriormente. Mais memorável na minha opinião mas ainda representativo do espírito underground que a banda sempre teve,, principalmente ao nível da produção. Reedição em vinil que deverá ser bastante apetecível para os fãs e coleccionadores.

7.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.