Review

WOM Reviews – Karin Park / Scars Of Logic / Critical Hazard / Mondocane

Karin Park – “Private Collection”

2022 – Pelagic

Sexto álbum de estúdio de uma das mais impressionantes vozes norueguesas, um álbum que não é tanto um novo trabalho mas sim uma escolha da própria Karin Park dos seus temas favoritos e regravados de forma muito minimalista, onde a voz e arranjos de teclados/electrónicos (pelo menos na maior parte das vezes porque em temas como “Tokyo By Night”, temos até uma voz adicional a marcar presença) preenchem todo o espaço vazio. Versões que segundo ela já são a forma como os toca ao vivo. Escusado será dizer que o impacto emocional é enorme e que rendições de temas como “Bending Albert’s Law” tornam-se de uma beleza rara. Para quem se encanta com a voz de Karin Park que, temos de concordar com o comunicado de imprensa quando diz que continua a ser subvalorizada e/ou desconhecida do grande público de forma criminosa, este é mais um trabalho obrigatório.

9/10
Fernando Ferreira


Scars Of Logic – “Warehouse Of Erratic Souls”

2022 – Edição de Autor 

Mais um bom nome do underground nacional a surgir e a lançar o seu disco de estreia. Falamos dos Scars Of Logic, uma banda do Algarve que tem aqui em “Warehouse Of Erratic Souls” um ambicioso primeiro passo. Podemos dizer que cada vez mais é comum encontrarmos bandas que misturem o rock alternativo com o peso do metal, até mesmo no underground nacional. No entanto, somos sortudos por cada uma das nossas propostas apresentar uma identidade muito própria e os Scars Of Logic não são excepção. Primeiro ponto, a voz de Bruno Keni oferece uma versatilidade que tanto a torna perfeita para ter uma abrangência assinalável, assim como também é uma voz forte. Segundo ponto, a mistura entre os dois mundos atrás citados acabam por ficar no segundo plano pela forte componente progressiva, sem que para isso se tenham os elementos muitas vezes associados (e parodiados) ao prog. Terceiro ponto, é um álbum que causa um bom impacto desde o primeiro momento mas que a cada audição consegue apresentar novos trunfos – e nesse aspecto o tema final, o épico de quase vinte minutos “Dromomania” tem um papel preponderante para termos em conta todo o seu potencial. Excelente estreia e um nome a ter em atenção no futuro próximo.

8.5/10
Fernando Ferreira


Critical Hazard – “Storming From The Abyss”

2022 – Edição de Autor

Estreia dos Critical Hazard, nova banda nacional que decidiu chamar meter mãos à obra e lançar o seu álbum de estreia de uma forma DIY e o resultado surpreende pela positiva. “Storm From The Abyss” não esconde a sua grande influência, death metal melódico na linha dos Amon Amarth que de vez em quando também faz lembrar Unleashed mas que apresenta desde logo o esforço de uma identidade própria. Riffs bem conseguidos, excelente bom gosto nos solos de guitarra e a voz que se enquadra perfeitamente no estilo. De notar a vontade de trazer dinâmicas para o álbum – algo que nem sempre os próprios Amon Amarth conseguem fazer da melhor forma – com temas que se destacam sendo “Madame Popova” um deles que apresenta uma toda mais compassada e uma mística muito própria. É um ponto de partida muito interessante e do qual queremos ouvir mais porque “Storming From The Abyss” promete ainda mais e melhor para o futuro.

7.5/10
Fernando Ferreira


Mondocane – “Gloria”

2022 – Fallen Temple

Segundo álbum dos suecos Mondocane, que tocam aquilo que se pode chamar de black metal letárgico. Trata-se de uma one-man band que tem uma abordagem num midtempo mais desenvolto e que de vez em quando lá tem uma explosão de velocidade mas mesmo assim, mesmo nesses momentos/músicas de maior velocidade, há um certo marasmo que se instala. Exemplo maior disso é a cover da “Personal Jesus” dos Depeche Mode rebaptizada de “Demons” que fica praticamente desprovida de qualquer vida e dinâmica que o tema original tinha. Não sendo mau, também não é um trabalho memorável.

5.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.