Máquina do Tempo – Heavy Ocean / Lost Relics / Epica / Sâmbăta Morților
Heavy Ocean – “H/O”
2021 – Edição de Autor
Por vezes é assim, por muito que se tente chegar a todo o lado, acaba sempre por passar um elefante ou outro que por muito que se tente disfarçar, acaba sempre por dar nas vistas. Este elefante em particular dá muito nas vistas porque é um excelente álbum. A estreia dos portugueses Heavy Ocean tem tudo aquilo que gostamos na música. É instrumental, tem um feeling de jam onde se sente que para além de ser orgânico e fluir naturalmente. É post rock e post metal sem se deixar limitar pelos lugares comuns dos dois géneros fundindo-os como um só num trabalho que se sente como entusiasmante desde o primeiro momento. É de uma riqueza impressionante. Uma proposta entre as melhores que ouvimos dentro dos géneros e que só não chegou aos nossos tops porque não chegámos a ela a tempo.
9/10
Fernando Ferreira
Lost Relics – “Now We’re Even”
2021 – Coffin & Bolt / Golden Robot
Peso e groove, é o que temos com fartura neste EP dos Lost Relics. Os dois primeiros temas são o que bastam para ficarmos agarrados, talvez seja por isso que o terceiro, “Rope Pusher” é mais fora da caixa e desafiante. O que não só revela inteligência pela forma como colocaram o alinhamento mas também confiança nas suas capacidades e na forma como o público vai receber este trabalho. Apesar de ser um tema bastante diferente dos outros, o mesmo não deixa baixar a fasquia do restante trabalho. Uma banda que se apresentou muito bem e conquistou-nos sem dificuldade.
8/10
Fernando Ferreira
Epica – “The Score 2.0 – An Epic Journey”
2022 – Nuclear Blast
Confesso que a versão original foi um trabalho que nunca percebi muito bem o seu propósito. Claramente uma banda sonora – ou inspirada como tal, foi um álbum que sempre me passou ao lado por nunca lhe ter dado muita atenção – isto apesar de gostar de bandas-sonoras. Heys que todos estes anos todos e beneficiando de uma busca pela banda está a fazer pelo seu catálogo, temos esta versão alargada que nos mostra mesmo que para quem gosta de bandas-sonoras, este é um trabalho impressionante. São quarenta faixas que nos trazem memórias de fantasia épicas que nem sequer sabíamos que possuíamos. Não será para os fãs de Epica em todo o seu esplendor já que não temos distorção nem sequer temos, na maior parte das vezes, voz, mas tirando isso do caminho e para quem gosta daquela banda sonora a cheirar ora o esoterismo da new age ou rigor épico de um filme de fantasia, tem um prato cheio.
7.5/10
Fernando Ferreira
Sâmbăta Morților – “Light Flows Through Stigmata”
2021/2022 – Edição de Autor
O álbum de estreia desta one-man band Sâmbăta Morților surpreendeu mesmo sem se tornar essencial. Isto porque há logo um limite à partida: a bateria programada tem um som algo maquinal e a programação também não ajuda. No entanto, a composição é si é bem acima da média. Até mesmo a própria programação da bateria, apesar dos seus defeitos, se tivesse umas nuances em termos de som e da intensidade de algumas batidas, poderia fazer toda a diferença. Vertente mais melódica a lembrar uns Rotting Christ mais extremos, este trabalho de estreia revela um potencial que poderá sobrepor facilmente todos defeitos encontrados.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!