Review

WOM Reviews – Lord Of Confusion / Gvorn / Sick N’Beautiful / Restless Spirits

Lord Of Confusion – “Evil Mystery”

2022 – Gruesome / Morbid And Miserable

As boas bandas nacionais continuam a surgir sem fim. “Evil Mystery” é o álbum de estreia dos Lord Of Confusion que já tinham lançado o EP “Burnin’ Valley” com sabor a álbum em 2019. Para os amantes de doom metal, não poderá ficar melhor que isto. Temos a sonoridade arrastada que se funde perfeitamente com o ambiente criado – e o ambiente é para lá de tenebroso muito graças aos teclados de Carlota Sousa que não só nos encanta com o seu timbre solene que funciona muito bem neste contesto como também reforça o ambiente negro sugerido pela capa e título do trabalho. É doom metal clássico como o tema “Black Sabbath” sugeria décadas atrás e que aqui encontra em seis temas (contando com o curto interlúdio) esses ambientes ampliados até ao máximo onde também temos um feeling de occult rock que se cola facilmente a este antro misterioso de maldade. Sendo raras as bandas desta sonoridade em Portugal, esta estreia é ainda melhor sentida.

8.5/10
Fernando Ferreira


Gvorn – “Keeper Of Grief”

2022 – Satanath

Da Rússia chega o primeiro álbum dos Gvorn que é uma impressionante obra de doom metal emocional e sorumbático mas que garante a satisfação daqueles que gostam do peso acompanhado por um carácter mais profundo do que a imediatez metálica. Cinco temas longos – o mais curto tem seis minutos, precisament o tema título que é instrumental e a piscar ao olho ao ambient – e uma forma de fazer doom metal que está bem próximo do funeral doom – e se calhar até podemos encaixar nesse rótulo – onde há sempre a compomente emocional a desempenhar um papel preponderante. Obviamente que opera através da melodia mas essa melodia acaba também por não tornar este trabalho propriamente acessível. Para quem gosta de coisas como My Dying Bride no início de carreira está aqui uma banda a seguir atentamente.

8/10
Fernando Ferreira


Sick N’Beautiful – “Starstruck”

2022 – Frontiers

Esta não seria a banda que esperava ver no catálogo da Frontiers, casa de inúmeros artistas, bandas e projectos dentro do rock e hard rock mais tradicional e melódico. Claro que existem algumas excepções como os Sick N’Beautiful que surgem com uma sonoridade moderna, arranjos electrónicas e um peso assumidamente mais metal. Claro que também temos melodia, melodia até com algum potencial comercial. “Starstruck” é, apesar da sua modernidade, um disco que teria um apelo maior vinte anos atrás, mas que apesar desse facto não deixa de possuir temas com um apelo fácil ao ouvido. Os que gostam de boas melodias, uma boa voz por parte de Herma e aquele feeling industrial mais suave, então está aqui uma boa proposta.

7/10
Fernando Ferreira


Restless Spirits – “Second To None”

2022 – Frontiers

Segundo álbum deste projecto de Tony Hernando dos Lords Of Black, que aqui surge num contexto bem mais AOR. Ele vem bem acompanhado por quatro vozes cheias de qualidade e que ajudam a elevar ainda mais a qualidade deste álbum uns patamares acima, no entanto também acaba por ser algo que impede que seja sentido como um verdadeiro álbum. O facto de termos vozes diferentes – todas excelentes mas ainda assim, diferentes – faz com a ilusão de “álbum” se perca um bocado. Grandes temas que seriam clássicos absolutos lançados na década de oitenta e grandes vozes – sobretudo Chez Kane e o inconfundível Johnny Gioeli e vale sobretudo por isso.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.