Review

WOM Reviews – Alter Bridge / Pillaging Villagers / Tons / Expiatoria

Alter Bridge – “Pawns & Kings”

2022 – Napalm

Os Alter Bridge regressam e mais fortes que nunca. “Pawns & Kings” é um conjunto de temas fortes onde a melodia e o peso combinam-se na perfeição, algo que também já é a marca registada da a banda. No entanto, e com quase vinte anos de carreira em cima – quando normalmente se costuma acusar um desgaste criativo – aquilo que temos é precisamente a prova de que não há maneira desta banda dar um passo em falso. Continuam com o mesmo encanto comercial, mas isso não faz com que abdiquem da vontade de (ainda) apostarem no peso. Destaque para a boa surpresa na épica “Fable Of The Silent Son”, uma espécie de power ballad que mostra que os Alter Bridge poderão ser uma das propostas de peso a nível mundial mais mainstream mas que isso também não os faz conformar apenas ao que (se julga que) o público quer ouvir. É nesse inconformismo que nós vamos ganhando pequenas pérolas como a atrás citada. No geral é mais um grande trabalho por parte dos Alterbridge.

8.5/10
Fernando Ferreira


Pillaging Villagers – “Pillaging Villagers”

2022 – Edição de Autor

A mistura de géneros é visto por muitos fãs como algo herege mas na nossa opinião é graças a isso que temos uma reciclagem constante de música e, não, isso não é negativo. É uma forma de termos sangue e criatividade nova injectada num género que apesar de mais de cinquenta anos, continua a produzir música interessante. E isto tudo para apresentar este projecto que à partida conta uma premissa que não lembra o diabo. Um feeling crossover, onde as guitarradas thrash e punk falam mais alto com melodias meio folk, que dá como resultado um álbum unidimensional mas extremamente divertido. O facto de termos maioritariamente temas curtos – exceptuando pela épica “The Crisis” com mais de oito minutos de duração – também ajuda a que seja fácil de entusiasmar. Não fosse a pouca variação vocal (sem contar com os coros), e este seria um trabalho praticamente perfeito.

8.5/10
Fernando Ferreira


Tons – “Hashension”

2022 – Heavy Psych Sounds

Logo pelo título do álbum (e também pela capa) ficamos logo apresentados. Estes italianso Tons trazem-nos riffs arrastados e com aquela aproximação à viagem que elementos psicotrópicos à base de haxixe proporcionam. Cheios de bom humor mas com música que é um caso série de qualidade dentro do doom/stoner mais arrastado, há por aqui veneração ao espírito tradicional Sabbath mas também aquele gosto pelo sludge, principalmente no que à voz diz respeito. Um peso que nos embala e nos faz esquecer os problemas que possamos ter. Ashenção assim é daquela que estamos todos a precisar um pouco

7.5/10
Fernando Ferreira


Expiatoria – “Shadows”

2022 – Black Widow / Diamond Prod.

Estreia da banda italiana Expiatoria que tem uma sonoridade bem cativante indo tanto ao campo do doom como do gótico, sendo que é o primeiro que está melhor representando, dando ali repentes de Black Sabbath na década de oitenta, onde o heavy metal estava também muito presente. O gótico está sobretudo presente na voz de David Krieg, que tem uma abordagem mais dramática, uma abordagem que nem sempre resulta como esperado. Não é a qualidade da voz, nem sequer a prestação que está em causa. É mesmo sentir que o registo nem sempre serve da melhor forma estas canções. O primeiro passo está dado e é, apesar de tudo promissor.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.