Review

WOM Review – Ninth Realm / Obsidious / Circle Of Chaos / Galderia

Ninth Realm – “A Fate Unbroken”

2022 – Mercenary Press

A Fate Unbroken é o promissor álbum de estreia dos americanos Ninth Realm. O seu estilo de crossover tende a favorecer o thrash em detrimento de punk notando-se isto tanto no nível temático como no nível sonoro em que por vezes o próprio thrash é transcendido. Este trabalho inicia-se com uma faixa atmosférica que serve de prelúdio para a brutalidade de A Fate Unbroken. Nesta aventura épica rapidamente entendemos a natureza deste álbum já que a mesma se apresenta imediatamente e mantém-se relativamente constante ao longo de toda a sua duração. Neste sentido, este trabalho marca-se pelo vocal que é mais death que thrash, pelo ambiente opressivo ou de guerra envolvente, pelo desempenho da bateria que é bastante realçado e pelo trabalho de guitarra que oscila perfeitamente no seu papel secundário e princial. Enquanto que alguns álbuns se demarcam pela sua complexidade ou pelas suas excentricides, este sobressai devido à sua intensidade – claramente não é um álbum para se ouvir em qualquer altura, é sim um álbum de “força”. A Fate Unbroken atinge o seu climax de intensidade na quarta faixa, sendo que depois há algum afrouxamento geral, mas não deixa de ser um álbum excelente que põe as expetativas altas para esta “nova” banda.

8.5/10
Matias Melim


Obsidious – “Iconic”

2022 – Season Of Mist

Projecto que se espalha por alguns países da Europa com músicos que estão ou já passaram de bandas como Obscura, Juggernaut, Edenbridge, Alkaloid e Eternity’s End e que nos traz uma mistura bastante intertessante entre o death metal melódico e o técnico, fazendo um equilíbrio excelente as duas vertentes e trazendo algo que não só tem potencial para agradar aos fãs de cada um dos campos como também para quem gosta de peso e melodia bem conjugados. E por bem conjugados, entenda-se que temos grandes canções que têm potencial para suportar com facilidade o teste do tempo. Um início de percurso para lá de interessante e uma das grandes surpresas desta recta final de 2022.

8.5/10
Fernando Ferreira


Circle Of Chaos – “Forlorn Reign”

2022 – Satanath

Os suecos Circle Of Chaos regressam aos discos depois de oito anos parados e regressam cheios de garra e pujança com um death metal especialmente bruto mas que não dispensa a melodia, sobretudo nos solos de guitarra. Apesar não ser um trabalho espeficiamente típico de Estocolmo e não trazer nada de novo – não era crível que também tivessem essa pressão em cima apesar da longa ausência dos discos – não deixa de ser um disco ao qual o fã de death metal (mais ou menos melódico) aprecia sem qualquer dificuldade. Podendo até alguns que o achem memorável, algo que não seria de todo chocante.

7.5/10
Fernando Ferreira


Galderia – “Endless Horizon”

2022 – Massacre

Os franceses Galderia regressam cinco anos de silêncio e apesar deste tempo todo, ainda não consigo controlar bem a vontade de fazer piadas parvas em relação à sua designação. O que também não mudou é a eficácia do seu power metal, dentro daquela vertente mais animada, com arranjos grandiosos e melodias que entram logo à primeira. Um álbum que não tem dificuldades em conseguir cativar por quem deles estava à espera. No entanto, com o tempo a expectativa poderia levar a esperar que fosse ainda mais impactante. Na nossa opinião as suas principais características mantém-se presentes assim como a sua inspiração.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.