Review

WOM Reviews – Warkings / Radiant / Them / Råhypnos

Warkings – “Morgana”

2022 – Napalm

Os Warkings regressam pelo terceiro ano consecutivo, o que revela uma regularidade impressionante. Resta saber é se essa regularidade se mantém elevada no que à qualidade diz respeito. A surpresa vem logo no primeiro tema, “Hellfire”, quando temos uma voz gutural – a cargo de Secil Sem, a vocalista turca dos Thwart que tem uma prestação fantástica – a irromper logo no início. Algo que levou a pensar que talvez pudesse ter havido por aqui uma inversão estilística. Não foi o caso e o power metal da banda continua bem presente, ainda que com uma intensidade acrescida – para isso basta ouvir um tema como a já citada abertura ou a excelente “Last Of The English”. Temos então um álbum onde tem a particulairdade de contar com uma convidada especial, com Secil Sem a encarnar a personagem de Morgana Le Fay e a contar a sua história ao longo de quatro temas. Podemos dizer que é uma espécie de mini-conceito no álbum que, como sempre foca sempre em vários episódios e lendas, relacionados com os próprios reis da guerra. Continua a ser a mesma ideia, com algumas novidades que resultam em manter o interesse, assim como grandes temas que preenchem as expectativas. Para compôr o brilharete temos duas covers a terminar, “Armata Strigoi” dos Powerwolf e “Cry Thunder” dos Dragonforce.

9/10
Fernando Ferreira


Radiant – “Ora”

2022 – Jarane

EP por parte dos Radiant, que são uma interessante banda de post/noise rock francesa que demonstra ter uma capacidade única para nos deixar cativados com uma ambiência experimental. Aliás, mais do que o experimentalismo, é mesmo a capacidade de criar ambientes que nos embrulham, intrigam e encantam simultaneamente. Algo bastante incomum neste estilo de música.

8/10
Fernando Ferreira


Them – “Fear City”

2022 – Steamhammer

Os Them são uma banda americana de heavy metal que iniciou a sua carreira enquanto tributo a King Diamond. Posteriormente, a banda acabou por desenvolver o seu próprio e tem-no vindo a trabalhar desde 2016, ano em que lançou o seu primeiro álbum. Dois álbuns mais tarde e eis que chega 2022 juntamente com Fear City, o quarto álbum da banda. A primeira impressão que temos deste trabalho, tanto no nível visual como no nível sonoro, é de um throwback aos anos 80 em que dominava a estética de futurismo retro ao estilo de Fuga de Los Angeles, contudo rapidamente o álbum descende ao seu núcleo de heavy metal limpo mas rápido. Assim, a moldura musical que se forma em torno de Fear City é a de um metal mais clássico bastante cuidado que combina vocais cojuntos e isolados intensos que se desenvolvem de forma hímnica com instrumentais bastante diretos sem grandes excessos. No seu todo, o álbum é atrativo por se desenvolver nos tons clássicos mais inspiradores, contudo sente-se que é perdida a chance de misturar os tais elementos iniciais deste trabalho que remetem para atmosfera dos anos 80, elementos estes que só são usados para dar alguma estrutura narrativa a Fear City.

7/10
Matias Melim


Råhypnos – “What is Real?”

2022 – Edição de Autor

Segundo álbum deste duo sueco que tem uma abordagem apaixonante ao neo folk, com um feeling cantautor bem presente. Algo que nos faz recuar em parte até décadas anteriores mas que também faz pensar em pós-punk. Não sendo fácil de definir, é uma das razões pela qual se torna mais interessante. “What Is Real” vive de canções, verdadeiras canções onde o factor acústico não impede que tenhamos a ambiência reforçada por alguns arranjos de instrumentos. Um álbum que poderá passar despercebido dentro do campo folk mas os fãs de neo-folk deverão conhecer.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.