Review

WOM Reviews – Oaks / Brain For Masses / Pånnivågn / Dosgamos

Oaks – “Genesis Of The Abstract”

2022 – Argonauta

Álbuns de estreia, nunca dá para esconder o entusiasmo por ver (e ouvir) propostas novas que chegam aos escaparates – novas a chegar porque é com álbuns que continuamos a separar as águas entre os estágios das carreiras. Os franceses Oaks apresentam-se com este “Genesis Of The Abstract” que é uma portentosa proposta abrangente de rock/metal instrumental, indo beber à fonte stoner assim como à progressiva – embora destas duas seja a primeira que se nota mais. Bons usos de dinâmicas e formas inteligentes de cativar a atenção das pessoas, usando para isso temas mais curtos (quase como intros e interlúdios) assim como outros onde o espírito de jam está mais vincado. Para ouvir de seguida e para repetir porque infelizmente tem pouco mais de trinta minutos. Mas o prazer é garantido.

8.5/10
Fernando Ferreira


Brain For Masses – “Monachopsis”

2022 – Edição de Autor

Que boa surpresa são os Brain For The Masses, mais um bom testemunho para a qualidade musical da cena metal portuguesa. “Monachopsis” é o álbum de estreia e consta que o mesmo já era para ter sido lançado anteriormente mas que devido à pandemia resolver adiar. Primeira coisa a salientar e que até funciona como algo positivo podendo não o ser à primeira: é curto. Temos trinta minutos, com concisos mas distribuidos por cinco temas apenas, o que nos faz pensar que se calhar poderiamos ter tido pelo menos mais um tema. Por outro lado, e de uma perspectiva positiva, os cinco temas são mesmo muito bons e é um álbum ao qual se volta rapidamente e sem qualquer problema. Alguma proximidade com uma sonoridade gótica e sinfónica que se funde com a estética do death metal melódico que até faz lembrar alguns dos grandes nomes do género como Insomnium. O final chega bem rápido o que dá ainda mais motivação para carregar mais uma vez no play.

8.5/10
Fernando Ferreira


Pånnivågn – “Evig Kaos”

2022 – Edição de Autor

 

O rock escandinavo tem qualquer quê de especial e “Evig Kaos”, o mais recente trabalho dos noruegueses Pånnivågn é apenas mais prova. Um rock que vai tanto ao punk (ainda que ao de leve) quanto ao pop (também ao de leve) e que mostra uma personalidade e identidade muito própria. O facto de ser cantado em norueguês também lhe dá logo um som distinto. Para quem procura um bom rock exótico e levemente alternativo, aqui estão eles – Pånnivågn.

7/10
Fernando Ferreira


Dosgamos – “Wrapped Renaissance”

2022 – Edição de Autor

O comunicado de imprensa diz-nos que “Wrapped Renaissance”, o álbum de estreia dos italianos Dosgamos, marca uma nova era no groove metal. Palavras fortes que se prevê que não seja possível de apoiar com factos. Principalmente tendo o trabalho ainda fresco (lançado em Dezembros de 2022) e sabendo que o estilo em questão dificilmente vai conseguir apresentar alguma coisa de novo. No entanto, não quer isso dizer que estamos perante um mau álbum. Pelo contrário. Quem gosta do estilo, vai encontrar aqui todo os argumentos que normalmente lhes falam ao coração. Temos um peso ritmico considerável, temos afinações graves que ajuda ao peso e temos um vocalista que berra com potência. Como disse anteriormente, nada que já não tenhamos visto anteriormente. A única arma que lhes resta é mesmo apresentarem bons temas e até o conseguem fazer mas, lá está, os mesmo só poderão ser apreciados em pleno pelos fãs do estilo. Todos os outros estranhos ao mesmo não vão encontrar razões para conversão. Ainda assim traz boas surpresas como a “Sightseeing” que tem um excelente solo de guitarra além de um riff inicial memorável.

6.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.