Review

WOM Report – Arrayan Path / Dharma / Mantric Momentum / Sacrilege

Arrayan Path – “Thus Always To Tyrants”

2022 – Pitch Black

Esta poderá ser uma banda que poderá soar nova para muitos mas os Arrayan Path já contam com mais de vinte cinco anos de carreira e eles estão de volta com mais um ambicioso álbum de originais, já o seu nono. Power metal de cariz norte-americano (a banda esteve sediada nos E.U.A. antes de se mudar para o Chipre) que soa muitíssimo bem. Tão bem que até nos faz confusão como é que nunca ouvimos falar deles antes – ou se ouvimos, não nos deixaram uma impressão duradoura. Actualmente os álbuns conceptuais já não causam o mesmo impacto de outrora, acaba por ser um gimmick usado e abusado (e muitas vezes maltratado), no entanto “Thus Always To Tyrants” mostra que é por ter álbuns assim que tinhamos entusiasmo em ouvir álbuns conceptuais. Onde tudo flui de forma graciosa e onde cada um dos temas não só serve o seu propósito na história final como também é memorável. Um dos grandes álbuns de power metal de 2022!

9/10
Fernando Ferreira


Dharma – “Three Thousand Realms in a Single Thought Moment 一​念​三​千“

2022 – Edição de Autor

Segundo álbum dos Dharma, uma excelente surpresa de Taiwan. Este é um álbum que consegue pegar no ímpeto do trabalho anterior e elevá-lo a níveis ainda superiores. Se no primeiro trabalho pudessemos ter alguma dificuldade em encontrar temas memoráveis apesar de ficarmos sempre impressionados. Os coros estão mais majestosos (mas ainda sui generis) e o peso ainda mais in your face. Só há um pormenor, este é um álbum com sabor a EP (não chega a trinta minutos) mas ainda assim é um vício descomunal. Definitivamente uma nova força na música extrema a ter em consideração.

8.5/10
Fernando Ferreira


Mantric Momentum – “Trial By Fire”

2022 – Frontiers Music

De vez em quando a Frontiers consegue nos surpreender da melhor maneira. Este é o trabalho de estreia do projecto noruguês Mantric Momentum que nos traz um power metal que até tem muito em com com algum hard rock que a editora vai lançando. Poderoso no som e sólido nas composições, os Mantric Momentum têm a sua base nos primos Harøy e uma generosa dose de convidados – tal como é costume em muitos dos projectos da editora italiana. Não sabemos ao certo se isto será algo que vai caminhar para uma banda a sério mas musicalmente as coisas são bem sérias e memoráveis. Um primeiro passo fantástico mas que implora por uma continuação.

8/10
Fernando Ferreira


Sacrilege – “Live At Heavy Metal Maniacs Festival October 2021”

2022 – Edição de Autor

Os Sacrilege são um bom exemplo de que nunca é tarde para seguirmos os nossos sonhos, não querendo dizer que isso vá resultar em glória eterna – até porque quase nunca é o caso – mas é um bom testemunho para quem precisa de incentivo para seguir as suas paixões. A banda lançou umas demos quando a NWOBHM já estava a esmorecer e depois voltou oficialmente na década passada com edições regulares e até agora já lá vão sete álbuns. Este concerto que deram no Heavy Metal Maniacs Festival 2021 foi registado de forma profissional, com bom som e boa imagem e a banda resolveu editá-lo de forma independente. Um concerto onde a banda afirmou a organizou que iria cancelar a sua participação após quatro horas de espera que um problema com o comboio num túnel se resolvesse. No entanto, surgiu a oportunidade de apanharem outro comboio estando já atrasados. A banda lá consegue chegar, doze horas depois de ter partido e quinze minutos apenas antes de começar a sua actuação. E dão um grande concerto, não se notando nada menos que entusiasmo. É um lançamento humilde longe dos tempos em que o DVD era um formato apetecível, mas ainda é uma forma de uma banda que tem amor ao heavy metal de poder brindar os seus fãs. O alinhamento é o típico de um slot num festival – ou seja, curto – mas ainda dá para ter ter alguns dos seus grandes temas representados ao vivo, com o entusiasmo. Que é só o que um fã pode pedir.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.