Review

WOM Reviews – Morgan Reid / ACOD / Les Enfants de Dagon / Acédia

Morgan Reid – “Terran”

2022 – Edição de Autor

Que bomba de álbum. Os detractores do shredd, provavelmente não vão ficar impressionados – embora eu deva dizer que “Terran” pega no género e traz-lhe renovados motivos de interesse – no entanto tenho que referir que este não é apenas mais um álbum onde o talento do guitarrista está em óbvio destaque. Apesar de estar obviamente, mas há por aqui bem mais do que isso apenas. Temas inteligentes e dinâmicos onde a guitarra está em evidência mas os temas são mesmo catchy, além do peso ser uma constante. Aliás, só mesmo pelo peso, esta colecção de temas consegue reunir o nosso interesse. Um dos grandes álbuns instrumentais de 2022.

9/10
Fernando Ferreira


ACOD – “Fourth Reign Over Opacities And Beyond”

2022 – Les Acteurs De L’Ombre Productions

Estreia dos franceses ACOD também pela francesa Les Acteurs de L’Ombre Productions que costuma ter ouvido certeiro para escolher boas propostas. Este quinto álbum traz-nos uma mistura de black e death metal com muita melodia, a lembrar, vagamente, os Rotting Christ. Componente orquestral dá um toque majestoso a estes temas que não encontram muitas resistências para quem gosta deste tipo de proposta da música extrema. E ainda conseguem surpreender e impressionar por umas passagens/riffs thrash metal de grande poder – ouvir a secção intermédia da “Artes Obscurae” para ter um bom exemplo disto que falamos. Uma boa representação daquilo que a vertente melódica da música extrema consegue fazer sem grande hype ou seguir a moda mais recente. O resultado é fantástico!

8.5/10
Fernando Ferreira


Les Enfants de Dagon – “De Profundis”

2022 – Sliptrick

Estreia discográfica dos franceses Les Enfants De Dagon, que se apresentaram perante a World Of Metal e cativaram-nos para o avaliar, a este “De Profundis”. Ora a banda começou em 2019 e nota-se que o trabalho desenvolvido desde então foi afincado e dedicado. A sonoridade encaixa-se dentro dos parâmetros do gothic metal mas com alguns pontos em comum com o black metal mais melódico. “De Profundis” é então um álbum conceptual que conta a história de um jovem padre francês que se muda para os E.U.A. e lá toma contacto com uma sociedade chamada de Ordem Esotérica de Dagon. Uma premissa interessante através da qual a banda também escreveu um romance em francês que expande a história do álbum. Uma forma interessante de unir a música à literatura que não só revela ambição como talento – musicalmente temos um bom álbum e a história é cativante. Apesar de muitas vezes termos os lugares comuns inerentes ao estilo, este é um primeiro passo com valor que os fãs das sonoridades góticas deverão conhecer. Destaque é o trabalho vocal de Laurent Francheteau e Céline Chassy que dão uma tonalidade superior às músicas.

7/10
Fernando Ferreira


Acédia – “Fracture”

2022 – Les Acteurs De L’Ombre Productions

Regresso para o terceiro round por parte dos canadianos Acédia, que continuam a explorar o black metal mais dissonante e peculiar. Curiosamente aquele tipo de black metal onde seria comum encontrar em França. O trabalho das duas guitarras é hipnótico, quase como se cada uma estivesse a tocar uma música diferente. Quase. É algo que inicialmente até traz dinâmica mas que se começa a tornar cansativo conforme o álbum se vai desenrolando. Para quem consegue atingir o efeito hipnótico que provavelmente pretende, será eficaz. Para quem não consegue, será provavelmente aborrecido.

5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.