WOM Reviews – Wesenwille / Deathless Legacy / Autograph / Enuff Z’Nuff
Wesenwille – “III: The Great Light Above”
2022 – Les Acteurs De L’Ombre Productions
Dos Wesenwille espera-se sempre grandes coisas, por isso as expectativas para este terceiro álbum eram bem elevadas. A sua abordagem muito própria ao black metal – principalmente a nível lírico – mantém-se intacta e esta continua a marcar a música de uma forma muito vincada. Mas por black metal urbano não se entenda que temos aqui algum tipo de cedência a valores estranhos ao estilo. No entanto as melodias que foi possível encontrar nos trabalhos anteriores continuam a marcar presença de forma mais cativante que nunca. Poderemos ser cínicos e dizer que a diferença até nem é muita em relação a esses esforços anteriores ou até de outras bandas… e depois a pergunta que fica é… então porque é que não consigo parar de ouvir? As ambiências, a violência e a melodia conjugam-se todas para entregar mais um grande trabalho. Sem surpresas mas tal como esperado.
9/10
Fernando Ferreira
Deathless Legacy – “Mater Larvarum”
2022 – Scarlet
Quatro anos para ouvir nova música dos Deathless Legacy será certamente tortura mas felizmente assim que “Mater Larvarum” começa a tocar, é como se não tivessemos estado à espera tempo nenhum. A banda surge mais focada em apresentar temas e com uma eficácia absurda. Todos estes temas são memoráveis e infecciosos e sim, há por aqui um cheirinho a pop nos refrões mas para esclarecer, é a pop do bom, daquele que circulava aos pontapés e onde, mesmo sem querer, as melodias ficavam coladas na cabeça. Apesar do pedigree heavy metal tradicional, a sonoridade encaixa-se facilmente no gótico, principal pelos ocasionais arranjos de teclados. Apesar de ter as expectativas bem altas, confesso que não esperava um álbum tão viciante como este. Sem dúvida um dos grandes destaques de 2022.
8.5/10
Fernando Ferreira
Autograph – “Beyond”
2022 – Frontiers Music
Um disco especial e marcante para os Autograph. A banda que teve algum impacto na década de oitenta juntou-se novamente em 2011, com um novo vocalista Simon Daniels que não só trata da melhor forma o legado da banda como assegura a sua continuidade. Randy Rand, baixista original da banda quando entregou as gravações finais e o artwork de “Beyond” recebeu a triste notícia de que tinha um grave problema de saúde, tendo falecido apenas uns dias depois. Ele partilhou com os seus companheiros de banda que queria que este álbum fosse lançado caso ele falecesse. E assim foi, um grande trabalho de hard rock raçudo e cheio de melodia. Sem ficar preso à nostalgia da década de oitenta, é um álbum de hard rock que sente como feito e sentido agora, com aquela classe que tanto gostamos. “Beyond” é o último álbum de Rand e o fim de uma era para a banda ao mesmo tempo que é um excelente trabalho.
7.5/10
Fernando Ferreira
Enuff Z’Nuff – “Finer Than Sin”
2022 – Frontiers Music
Os Enuff Z’Nuff regressam com mais um trabalho evidenciam a sua classe hard rock. Ou pelo menos é essa a expectativa. Classe não lhes falta efectivamente e já lá vão quarenta anos a rockar, o que não deixa de ser uma marca sempre respeitável, principalmente tendo em conta a razia que a década de noventa representou para o estilo e o facto deles nunca terem baixado os braços, com mais ou menos sucesso.. A banda parece estar no topo da sua forma, com as melodias a serem infecciosas como tudo, principalmente as vocais e os coros. De assinalar a forma como o álbum começa e acaba (com a intro “Soundcheck” e outro “Reprise”) onde se pode passar de forma breve por alguns dos momentos mais marcantes da sua banda numa espécie de jam/medley instrumental. Talvez a cover da “God Save The Queen” seja desajustada para a toada mais melódica do resto do álbum mas no geral não deixa de ser um bom trabalho de uma banda que já não tem nada a provar.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!