Review

WOM Reviews – Atrocia / Serenity / Absolute Key / Flash Forward

Atrocia – “Contamination”

2022 – Great Dane

Great Dane Records, sempre na senda por trazer grande death metal ao público e neste caso os Atrocia não desiludem com o seu brutal death metal. “Contamination” acerta em cheio na forma como trazer brutalidade e bastante dinâmica, tornando este álbum um dos destaques do género sem nunca desiludir. Imensas variações mas sem perder o feeling de groove metálico que é sempre um extra de valor quando bem usado. Mesmo nos temas mais longos onde há um maior risco de se instalar marasmo, isso não acontece, sendo que consegue manter o interesse ao longo de toda a sua duração. Riffs certeiros e aquela brutalidade que vai ao encontro dos desejos com mais retinque. Por vezes existem bandas que mostram arte na sua arte de “tripas ao sol” e os Atrocia são uma das que levam a isso a um extremo.

9/10
Fernando Ferreira


Serenity – “Memoria”

2022 – Napalm

Há já uma cassete gravada, admito, em relação aos álbuns ao vivo principalmente nos últimos anos. Não são relevantes, gravados de um streaming, uma forma de render o peixe sem grandes investimentos, etc. E depois temos trabalhos como este “Memoria” por parte dos Serenity que até se podem tornar alvo de algumas das farpas citadas atrás mas que salientam o grande trunfo que representa um álbum ao vivo: o imortalizar de momentos mágicos como foi esta actuação especial onde a banda resolveu reinterpretar algumas das suas grandes canções num formato acústico e até folky, com alguns convidados ilustres – Sascha Paeth (ex-Heavensgate e actualmente em Avantasia), Michele e Clémentine Delauney (dos Visions Of Atlantis) entre outros e que assumiu contornos mais emocionais pela banda ter dedicado o concerto à recém falecida irmã de Fabio D’Amore (baixista). Não sendo o trabalho que represente a banda ao vivo, é um concerto especial (em DVD e Blu Ray, edição que não comentamos porque não tivemos acesso ao suporte visual) que os fãs vão querer guardar.

8.5/10
Fernando Ferreira


Absolute Key – “The Third Level Of Decay”

2022 – Signal Rex

Terceiro nível de decadência no quinto capítulo de Absolute Key, one-man band alimentada por Antti Klemi dos Circle Of Ouroborus. Este projecto já é por si só algo transcendente, e aqui assume novos contornos com a inspiração principal para o que se pode ouvir foi um sonho de Klemi onde o mesmo sonho com a existência de três estágios da morte, a física, a espiritual e a final onde até mesmo a morte é dissolvida para o esquecimento onde nada mais existe. Musicalmente temos algo que se coaduna com o conceito, onde existe um forte uso de batidas repetitivas e com drones sobrepostos que são cortados pela voz. Desconfortável para dizer no mínimo e de todo não é a música onde toda a família se reúne à volta da lareira para lembrar os bons e velhos tempos. O que acaba por ser uma surpresa para os fãs de industrial frio e com enormes jogos de sedução com o noise. O aspecto lo-fi e ambiência black metal também funciona como um aspecto positivo onde o negativo impera.

8/10
Fernando Ferreira


Flash Forward – “Endings = Beginnings”

2022 – Uncle M Music

O início igual ao fim e vice-versa. Como quem diz, podes ir por muito longe, podes andar por muito lado, mas acabas sempre no mesmo sentido. O que acaba por ser a sensação que temos aqui neste álbum dos Flash Forward, o sexto já numa carreira onde o alternativo se funde com um forte sabor a pop – não que haja nada de errado com isso. E não há, é apenas uma metamorfose, das mais comuns até, que temos encontrado nos últimos tempos amiúde, onde há o apelo do mainstream com a inclusão de algum peso. E se o resultado muitas vezes enche o olho e o ouvido, é raro encontrar forma desse sentimento perdurar, o que acaba por ser o grande problema deste álbum. Faltam músicas que nos façam ter sentimentos mais viscerais, não passando de uma sensação apática de algo mediano. Claro que obviamente entra em jogo a sensibilidade de cada um, mas para os nossos sentidos, acabamos sempre por ter dificuldade em memorizar um álbum como “Endings = Beginnings”.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.