Máquina do Tempo – Pyrithe / Griefbringer / Nathan Gourley And Laura Feddersen / Dark Matter
Pyrithe – “Monuments To Impermanence”
2022 – Gilead Media
Não deixa de ser impressionante a quantidade de bandas a lançarem álbuns de estreia simplesmente fantástico, uma tendência que temos vindo a tornar-se cada vez mais frequente nos últimos anos. “Monuments To Impermanence” é o álbum de estreia dos norte-americanos Pyrithe que trazem doses de peso inacreditáveis envoltos numa atmosfera muito densa que ainda acrescentam mais camadas de peso. No entanto, não é apenas o peso que temos como maior trunfo. É sobretudo a forma como o mesmo é apresentado e a dinâmica que essas diferentes opções trazem tornando este álbum um trabalho completo que consegue imputar uma variedade que não é muito comum num disco de sludge. Coisa que desde o início sabíamos que não era, um disco comum.
9/10
Fernando Ferreira
Griefbringer – “The Horrible Wilting”
2022 – Church Of Crow
Griefbringer, há algo neste nome que nos indica que vamos estar perante algo doom metal ou algo sludge. E o instinto não está errada quando temos ambos misturados em “The Horrible Wilting” o seu álbum de estreia. Um álbum de estreia que toca naqueles pontos chave que nos faz gostasr de ambos os estilos. A aproximação ao feeling do doom metal tradicional (apesar de não parecer), com os riffs no centro das atenções e depois o sentimento de peso arrastado e gigantesco que se parece como se fossemos atingidos com uma tonelada de areias movediças e não nos conseguissemos mexer. O facto de serem músicos experientes torna bastante claro a razão de ser tão eficaz. Um ensaio em peso lamacento e metálico que depois de iniciado não poderá ser interrompido.
8.5/10
Fernando Ferreira
Nathan Gourley And Laura Feddersen – “Brightly Or Darkly”
2022 – Edição de Autor
O folk irlandês é um daqueles que fala imediatamente ao coração. A sua simplicidade, a capacidade que tem para nos transportar para toda uma outra época de misticismo – que na realidade nunca existiu fora da nossa cabeça – é o que mais procuramos. E o que temos aqui às toneladas no trabalho em conjunto de Nathan Gourley e Laura Feddersen, um jovem duo norte-americano que tem uma paixão pelas sonoridades irlandesas e que essa mesma paixão se materializa através dos violinos. Poderá parecer como uma simples colecção de covers, que não são, mas as reinterpretações tornam estes temas não só intemporais como refrescantemente novos.
8/10
Fernando Ferreira
Dark Matter – “The Rectory”
2022 – WormHoleDeath
Os Dark Matter começaram como um projecto a solo de Dave Gilbert que depois se expandiu a uma banda completa. Desde 2015 já lançaram três álbuns (contando com a estreia auto-intitulada onde Gilbert fez tudo mas que não considera como sendo parte integrante da discografia oficial) e este é o seu mais ambicioso. Musicalmente é extremamente interessante, sendo um cruzamento entre rock e metal (sobretudo numa toada mais doom). O meu único problema é com a voz que não é das mas apelativas. Nem é especialmente melódica para levar numa direcção prog rock, nem forte ou poderosa o suficiente para levar numa direcção mais metal ou doom. Fica no meio termo, o que é pena. No entanto, vendo como a banda está a evoluir, é ficar atento aos próximos capítulos.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!