Máquina do Tempo- Herida Profunda / Enragement / Kaamos Warriors / Call Of Charon
Herida Profunda – “Power To The People”
2022 – 783 Punx/Give Praise Records/7Degrees Records/To Live A Lie/Heavy Metal Vomit Party
É sempre curioso quando uma banda não está no Metal Archives. E por curioso não quer dizer por algo que seja propriamente mau. Dá-nos a aura de mistério que tanto está em falta na música (ou em quer que seja) hoje em dia. A banda não tem tido uma forte presença nos discos desde 2012, altura em que começaram e este é o seu segundo álbum de originais, depois de alguns splits nos últimos anos e do álbum de estreia auto-intitulado em 2013. Sem espectativas, aquilo que encontramos agrada-nos bastante. Com uma abordagem corrosiva mas com boas dinâmicas no que ao grindcore diz respeito (com um pedigree punk bastante acentuado), este álbum é um chamariz excepcional para a carreira destes polacos que trazem têm neste álbum sabiamente chamado de “Power To The People” (é grindcore, certo) um dos grandes vícios do final de 2022. Sem grandes complicações, sem grandes invenções, apenas a brutalidade musical de consciência social. Simples, sem tretas e altamente eficaz. De tal forma que parece fácil.
9/10
Fernando Ferreira
Enragement – “Atrocities”
2022 – Rising Nemesis
Os finlandeses já nos habituaram a ser um país que tem sempre uma qualidade acima da média em tudo o que fazem – isto em termos de produção, já que a composição dos temas será sempre discutível de acordo com os gostos e preferências pessoais de cada ouvinte. Isto também surge com a tendência para nos apresentarem coisas melódicas. Pelo que será sempre surpreendente apanharmos uma banda de brutal death metal bem técnico. Bem surpreendente não será que este é já o seu terceiro álbum, mas como andavam desaparecidos há cinco anos, foi uma boa lembrança da sua existência. Aliás, foi a melhor lembrança da sua existência, com um grande álbum que não tira o pé da brutalidade enquanto também nos evidencia um alto nível técnico que favorecem a intensidade das músicas. Não só em termos técnicos de execução como também as composições são complexas mas sem que por isso se perca aquela sensação de gozo metálico. Excelente regresso, em grande forma para esta que será provavelmente uma das grandes propostas de brutal death metal técnico vindo do país dos mil lagos.
8.5/10
Fernando Ferreira
Kaamos Warriors – “Spirit From The World”
2022 – Inverse
Os finlandeses Kaamos Warriors são uma boa surpresa para quem gosta de metal gótico e da sua mistura com o death metal melódico. Isto porque através do Metal Archives, eles são apresentados como black metal – algo do qual parecem possuir muito pouco, a não ser que seja alguma coisa que as suas letras em finlandês possam esconder. As vocalizações também podem não ter muitas indicações imediatas com o metal gótico, mas instrumentalmente parece que estamos lá mesmo no meio, principalmente quando tinhamos a abertura do doom e do death metal para colocar no meio das suas composições elementos góticos. “Spirit From The Void” é majestoso e transporta-nos para os tempos excitantes em que isso começava a acontecer.
8/10
Fernando Ferreira
Call Of Charon – “The Sound Of Sorrow”
2022 – Massacre
A mistura de death metal com deathcore começa a ser mais comum do que o próprio deathcore em si. Igualmente comum é o death metal pesar mais nessa balança do que o deathcore e é algo que se nota bem neste EP dos Call Of Charon, que regressam três anos após o álbum de estreia. Sem ser algo extremamente entusiasmante, temos os mínimos cumpridos para quem gosta da banda embora seja preciso mais para chamar a atenção de novos fãs.
6/10
Fernando Ferreira