Review

WOM Reviews – Villagers Of Ioannina City / Santo Rostro / Bad Bones / Issa

Villagers Of Ioannina City – “Through Space And Time – Alice In Athens 2020”

2023 – Napalm

Nem só as bandas evoluem e mudam a maneira como encaram a (sua) música), também o ouvinte passa (ainda que possa não admitir) pelo mesmo processo. Se antes gostava de abordar um concerto, conhecendo muito bem as bandas que iriam actuar, agora prefiro ir em branco, para poder ser surpreendido sendo que nem sempre a surpresa é boa e depois é com o trabalho de estúdio que essa imagem poderá ou não mudar. E apesar de hoje em dia haver muito menos espontaneidade em cima dos palcos do que havia anos atrás (e não é preciso recuar até à década de setenta, a era dourada dos concertos rock), continua a ser o tira-teimas das bandas. Isto tudo para dizer que este “Through Space And Time – Alice In Athens 2020” foi o meu primeiro contacto com os gregos Villagers Of Ionnina City, uma banda que pega no folk rock e dota-o de uma vida extraordinária, bem próximo da referência daquelas bandas de rock da década de setenta faziam. Como não conheço o trabalho de estúdio (por enquanto) não tenho como aferir se aquilo que aqui está representado é ou não muito distante daquilo que a banda faz, mas o que importa salientar é que é algo simplesmente hipnótico e esmagador. O álbum “Age Of Aquarius” é tocado na íntegra, mas também temos músicas da estreia “Riza” – a banda só tem apenas dois álbuns – a marcar presença num álbum que nos apaixona pelo seu som irremediavelmente.

9/10
Fernando Ferreira


Santo Rostro – “Después No Habrá Nada”

2023 – Spinda

Os Santo Rostro chegam da Andalúzia e juntaram-se recentemente à Spinda Records. O primeiro resultado dessa união já pode ser ouvido neste “Después No Habrá Nada” que é uma pequena colecção – são cinco temas – de sludge progressivo e psicadélico que nos consegue ir capturando por camadas, por fases. Todo o álbum, curiosamente está construído dessa forma. Com os temas mais imediatos a surgir primeiro. Temas mais curtos, mas que já carregam em si aquela fórmula de psicadélico sujo e sem ter medo de ser pesado. É no tema final, épico de mais de onze minutos, que tudo acaba, mas apesar da satisfação pela viagem, fica a sensação de vazio e de querermos mais. É sem dúvida uma estreia grande pela Spinda Records, uma editora que já nos habituou às coisas boas.

8.5/10
Fernando Ferreira


Bad Bones – “Hast El Final!”

2023 – Rockshots

Excelente surpresa esta dos Bad Bones, uma banda que faz por merecer o rótulo de dirty rockers, porque é mesmo aquilo que faz sentido ao ouvir estes oito temas que se despacham em menos de meia hora. Temos um feeling semi-orgânico onde os temas de rock puro que nos remetem para roadtrips pelo deserto norte-americano (ou Alentejo, o feeling é o mesmo) andam à luta com uma produção moderna onde a compressão se nota à distância. Seja como for, o feeling orgânico ganha e estes temas são indicados para quem gosta de um rock descontraído, cheio de raça e também com melodia. Rock assim vive para sempre.

8/10
Fernando Ferreira


Issa – “Lights Of Japan”

2023 – Frontiers Music

A voz de Issa é fantástica e isso é algo que já sabíamos de acompanhar o seu trabalho e sempre foi um excelente cartão de visita. Isso e grandes temas rock, ainda que fossem sempre fáceis de interiorizar, com ganchos melódicos fáceis de nos fisgar. “Lights Of Japan” não é excepção e é provavelmente um dos seus discos mais inspirados. Todos estes temas têm potencial de serem singles, o que também acaba por ser sintomático do som onde se situa. Fácil de ouvir e interiorizar e com melodias que não ficam nada a dever ao (bom) pop – ouça-se o saxofone na “Moon Of Love” no início. A questão é, invariavelmente, a forma como estes temas acabam por cair na terra de ninguém e apelar aos saudosistas do rock melódico de outrora. Felizmente que hoje em dia é possível encontrar público para quase tudo e perante a boa música aqui contida, seria um crime que isso não acontecesse.

7.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.