Review

WOM Reviews – Mowgli / Håndgemeng / Despite The Wane / Hurricane On Saturn

Mowgli – “Gueule De Boa”

2023 – BMC

Falar de Jazz no contexto da música pesada normalmente é um exercício de vaidade – do qual se assume aqui a nossa quota parte de culpa. Dizer que se aprecia tal estilo quase erudito e sofisticado que apenas um nicho (à semelhança daquilo que alguma da música pesada se tornou hoje em dia) faz bem ao ego, embora, no nosso caso, exista também o fascínio como a forma que o invulgar e o inesperado conseguem resultados bem satisfatórios à forma única como a música é apresentada e apreciada bem-sucedida. Tal como “Gueule De Boa” que pertence ao universo da música pesada apenas por associação a algo mais experimental e, ainda que remotamente, progressivo. Este é um álbum que não está interessado na demonstração técnica apenas por esse propósito mas pela fluidez de cada um dos temas e pela sua capacidade de nos deixar abstrair para longe daquilo que estamos habituados. Seja pelo teclado eléctrico, pela bateria irrequieta ou pelo saxofone assombrador, temos aqui uma viagem que é especial e única tanto quanto viciante. Para espíritos musicais abertos e que não tenham medo da vaidade de apreciarem música invulgar.

9/10
Fernando Ferreira


Håndgemeng – “Ultraritual”

2023 – Ripple Music

Trabalho surpreendente por parte dos noruegueses Håndgemeng que, confesso, deixaram-nos intrigados logo pela premissa do seu som – mistura entre stoner e hardcore. Algo que à partida até parece não fazer muito sentido, até porque esta mistura tem tendência a ser visto como sludge, mas que deixa de ter peso conforme mergulhamos em “Ultraritual”, o seu trabalho de estreia que mostra uma banda com uma sonoridade própria que até se encaixa na descrição acima indicada, mas que é bem mais, muito mais do que aquilo que a mesma dita. Para além do peso, da abrasividade da voz (tão escandinava) temos também destrezas de riffs e licks inesperadas assim como paisagens atípicas para qualquer um dos géneros, um certo pendor para o psicadélico. Como disse inicialmente, uma excelente surpresa.

8.5/10
Fernando Ferreira


Despite The Wane – “Beyond That Wall”

2023 – WormHoleDeath

Duo britânico que tem um som algo datado, mas que nem por isso deixa de ser interessante. Temos uma abordagem vocal que nos faz lembrar os Lacrimosa – e no geral um pouco a cena gótica da década de noventa ou se recuarmos ainda mais no tempo, o pós-punk da passagem da década de setenta para a década de oitenta. A bateria é programada, mas confere o tom maquinal que a música pede, sendo que os elementos humanos que fazem a diferença é a voz de Mir Kollins (mentor do projecto) e a guitarra de Max Dury, que apesar de não ter um som particularmente atractivo para os dias de hoje, consegue bons resultados. Não sendo imediato, traz-nos boas melodias e uma base para algo ainda melhor num futuro próximo.

6/10
Fernando Ferreira


Hurricane On Saturn – “φnx”

2023 – WormHoleDeath

O termo rap metal já deixou de ser atractivo (se é que alguma vez o foi) décadas atrás mas ainda há quem o use como chamariz. Neste momento faz tanto sentido como a imagem da capa do segundo álbum dos Hurricane On Saturn onde vemos um astronauta a arder no espaço. Bem, musicalmente aquilo que estes italianos apresentam assenta nos aspectos mais melódicos da música electrónica acrescentando o uso de algumas guitarras. A descrição poderá não parecer entusiasmante, mas acaba por ser adequada. Lugares comuns que cansam ainda mesmo antes de começar a ouvir. Apesar dos ganchos melódicos serem interessantes de algumas boas ideias, soa tudo bastante previsível. E o som dos teclados acabam por cansar rapidamente, não ajudando à apreciação global.

4/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.