Review

WOM Reviews – Sepolcral / ¡Pendejo! / Jaggu / Konvolted

Sepolcral – “Scourge”

2023 – Time To Kill

Que brutalidade é esta no segundo álbum dos italianos Sepolcral? Supostamente a banda toca Death metal, mas aquilo que apresenta está muito próximo do Death/Grind, daquele que entusiasma qualquer fã por porrada da grossa – sem ser necessário haver masoquismo envolvido. Temos uma urgência em espalhar fruta a torto e direito que cativa e impressiona tanto como dá gozo. Não chega a meia hora e nem é preciso, porque a quantidade de vezes que vamos colocar no repeat faz com que qualquer que seja a sua duração, a mesma seja multiplicada até à exaustão. Não é só a violência, não é só a produção forte mas ainda orgânica. É mesmo a arte de conseguir impressionar num campo onde todos tentam ser mais rápidos e mais pesados que tudo o resto mas poucos conseguem fazê-lo desta forma.

9.5/10
Fernando Ferreira


¡Pendejo! – “Volcán”

2023 – Edição de Autor

¡Pendejo!, uma banda neerlandesa a cantar em castelhano, com uma sonoridade que mistura rock, instrumentos de sopro e stoner a roçar o metal. Parece muita coisa junta estranha e passível de não funcionar, certo? Totalmente errado. Até porque até agora tem resultado muito bem e “Volcán” é já o quarto álbum da banda, uma colecção de temas que consegue cativar tão rapidamente quanto se estranha. Não demora muito tempo, no entanto para que se perceba o porquê de já terem tocado com bandas como Fu Manchu, Mondo Generator e Karma To Burn. “Volcán” é um álbum multifacetado onde não dispensa o groove gingão do stoner assim como o toque exótico que os instrumentos de sopro trazem, dinâmicas que fazem com que este álbum ainda seja um vício mais surpreendente. Stoner de 2023 para a posteridade.

8.5/10
Fernando Ferreira


Jaggu – “Rites For The Damned”

2023 – Evil Noise Recordings

Segundo álbum dos noruegueses que, segundo o que nos foi dado a conhecer, contém os temas com as letras mais pessoais que alguma vez escreveram, sendo que em termos conceptuais, fala do poder e potencial destrutivo que o ser humano tem no seu íntimo. Em termos sonoros o que se tem é mesmo um stoner que se dota de uma camada metalizada por demais evidente nos riffs de guitarra que também dão uma piscadela de olho a lugares mais alternativos e noise – algo que nos fez lembrar bandas como The God Machine. Um segundo álbum que já os evidencia como uma confirmação e não mais uma promessa de um dos grandes nomes do seu país nos escaparates do rock pesado.

8/10
Fernando Ferreira


Konvolted – “Human Reification”

2023 – Sliptrick

Projecto que junta músicois ucranianos, italianos, alemães, polacos e finlandeses – mais internacional que isto, só se estivesse um português lá no meio. A sonoridade não é propriamente tão exótica como aquilo que poderia levar a crer a diversidade de nacionalidades embora tenha que admitir que é uma abordagem muito pouco invulgar ao thrash metal. Temos o groove, mas longe de ser aquele reciclado de Pantera cada vez que se pensa no termo, sendo que a abordagem acaba por ser mais alternativa e até mais próxima dos primórdios de uns Prong. Não chega nunca a cativar a cem por cento, mas não se pode dizer que seja propriamente um disco mau, conseguindo alguns momentos interessantes – exemplo a “Feat” como um dos expoentes máximos.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.