WOM Reviews – Terveet Kädet / Mur.Doc 104 / Märvel / Atrocious Filth
Terveet Kädet – “Kaikki Kaikkia Vastaan”
2023 – Svart
Nos primórdios da minha busca pela nova música, já eu ouvia falar com reverência dos Terveet Kädet, um dos grandes nomes do hardcore finlandês e escandinavo. A banda tinha desistido em 2016 mas regressou agora com um álbum de originais que em nada envergonha o seu legado. Muito pelo contrário, nem parece uma banda que tem mais de quatro décadas de história, dada a potência e urgência destes temas. Corrosivos e unidimensionais, tal como esperamos e desejamos. Um álbum que vai ser mesmo aquilo que os fãs queriam e que também tem todos os elementos para chamar até si toda uma nova geração de fãs de hardcore. Clássico à nascença.
9/10
Fernando Ferreira
Mur.Doc 104 – “The Undying”
2023 – Edição de Autor
Este nome de banda deve ser o mais parvo que alguma banda tão boa tem. De Malta chegam os Mur.Doc 104 que sabem thrashar como ninguém! “The Undying” é o EP de estreia e sem dúvida que consegue impressionar o maníaco thrasher em nós. Com uma voz que é uma mistura de Steve “Zetro” Souza dos Exodus e de Bobby “Blitz” Ellsworth dos Overkill e um instrumental que soa deliciosamente tradicional, mas sem ser cópia do que já foi feito, esta é uma estreia bem promissora que recomendamos a todos!
8.5/10
Fernando Ferreira
Märvel – “Double Decade”
2023 – The Sign
Incrível pensar que os Märvel já têm duas décadas e que estão precisamente a comemorar esse facto com este duplo vinil que nos traz os melhores sucessos da banda assim como também raridades, lados B e dois temas novos. E falar dos Märvel e não falar da “The Hills Have Eyes”, uma das músicas mais viciantes do rock dos últimos dez anos seria um autêntico crime. Por isso também não é surpresa nenhuma termos esta compilação começar mesmo por essa música. E ao lado dela temos muitas coisas maravilhosas de rock que apela a cantarmos em uníssono os seus refrões. “Catch 22” e “Turn The Page” são os novos temas e surgem com toda a classe esperada de quem sabe como tratar bem o rock e no geral este lançamento torna-se essencial não só para os fãs da banda mas como uma excelente porta de entrada para aquilo que eles fazem. Recomendado!
8/10
Fernando Ferreira
Atrocious Filth – “Ovv”
2023 – Moans Music / Fabryka Halasy
Devo dizer que este disco custou a entrar. Custou horrores. E nessas primeiras tentativas, só me vinha à cabeça em como a designação deste projecto musical se encaixava perfeitamente na música que faziam. Podemos dizer que praticam um noise rock e que até tem bastante experiência na sua arte. Isto porque originalmente começaram na década de noventa, tendo depois cessado funções ainda na mesma década. Voltaram em 2016 com um alinhamento renovado, mas com o mesmo tipo de atmosfera desagradável e hermética. Não vos vou enganar, é desconfortável. De uma forma que apela para que continuemos a ouvir mas ainda assim desagradável que poderá fazer com que os mais fracos optem por parar e ouvir outra coisa qualquer. Temos que dar a mão à palmatória por soarem de uma forma que ninguém soa, mas o que nos parece é que isso depois faz com que se perca alguma musicalidade. Seja como for, para os mais corajosos, está aqui um bom teste.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!