WOM Reviews – Sortilège / Marianas Rest / Social Decline / Rejction
Sortilège – “Apocalypso”
2023 – Verycords
Confesso que as expectativas não eram altas, mas “Apocalypso” conseguiu surpreender e até olhar para esta banda de outra forma. Para já foi graças a este álbum que fiquei a saber que há duas entidades neste momento chamadas Sortilège. A original e esta que é a que conta com o vocalista original Christian “Zouille” Augustin, sendo que esta última tem se mostrado activa sendo este o segundo álbum de originais – talvez pudéssemos considerar como o primeiro álbum já que o anterior “Phoenix” contém regravações actualizadas de clássicos da banda. Apesar do Heavy metal cantado em francês é algo que exige alguma habituação – como tudo na vida – “Apocalypse” apresenta um conjunto bem forte de temas que faz com que não só a banda soe actual como também essencial dentro da cena de Heavy Metal tradicional francesa. Isto sem andar propriamente a olhar para o passado. Pelo contrário, este trabalho soa moderno, mas não renega o espírito tradicional e traz-nos verdadeiras pérolas onde “Derrière Les Portes De Babylone” é um dos grandes destaques. Nova vida para um clássico!
9/10
Fernando Ferreira
Marianas Rest – “Auer”
2023 – Napalm
Cada vez mais relevantes estes Marianas Rest. Uma aposta segura da Napalm Records que deu um excelente fruto em 2021 com “Fata Morgana” e que este “Auer” segue a tradição sem que por isso soe a déjà vú. Continuamos a ter a mistura vencedora entre Doom metal e o Death metal melódico e o resultado é mais um álbum que os amantes das sonoridades mais melancólicas não vão querer perder. A forma como continuam a conseguir conjugar as melodias catchy e a intensidade emocional. Não tendo o mesmo impacto do anterior trabalho, “Auer” sobrevive sem comparações ao passado (seu ou dos outros) e traz-nos um conjunto de temas que nos vão capturando lentamente – algo que um tema como “The Ground Still Burns” tão bem prova.
8.5/10
Fernando Ferreira
Social Decline – “Beyond The Gates”
2023 – Edição de Autor
Regresso dos dinamarqueses Social Decline, que apresentam “Beyond The Gates”, o seu segundo álbum de originais. Para quem não os conhece, tem aqui uma excelente oportunidade para o fazer, já que este álbum traz-nos aquele crossover com gostinho a clássico (e por clássico entendemos algo que é muito bom e algo incomum nos dias de hoje e não algo a cheirar a mofo que foi repescado da arca), cheio de raiva e sentido, o que apenas valida e potencia mais a violência das músicas aqui contidas. Apenas “260486” foge a esse registo, um tema instrumental onde as únicas vozes que podemos ouvir são relativas (pelo menos é o que nos parece, ao acidente na central nuclear de Chernobyl – o título é precisamente a data do acidente. Pouco mais de meia hora e Thrash/Crossover por parte de uma banda que devem conhecer.
8/10
Fernando Ferreira
Rejction – “36 Ways To Die”
2023 – Art Gates
Trabalho de estreia por parte dos italianos Rejction que nos trazem um thrash metal a roçar o crossover que faz-nos lembrar o que se fazia na década de noventa, no underground – nomeadamente no português. Trabalho curto, mas que garante alguns elementos que poderão interessar aos fãs mais saudosos do crossover. Devo dizer que a voz remete-nos mesmo para o período indicado atrás e isso por vezes poderá levar a ter que haver alguma habituação por parte do ouvinte. Apesar de interessante, falta aqui malhas que se imponham perante a feroz concorrência tanto no thrash, como no crossover.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!