Review

Máquina do Tempo – Valley Of The Sun / Factory Of Art / Asking Alexandria / M.O.R.G.

Valley Of The Sun – “The Chariot”

2022 – Ripple Music/Fuzzorama 

Sonzasso por parte dos norte-americanos Valley Of The Sun que trazem um stoner vitaminado ao qual é difícil encontrar argumentos para não nos deixarmos ir. É que não basta ter aquele groove gingão do deserto, a puxar ao doom, é preciso também ter a capacidade de fazer grandes temas – uma das características para se ter stoner memorável – e isso sem dúvida que temos aqui. Um álbum coeso, mas bem dinâmico onde não se sente que se está a ouvir sempre o mesmo tema. E quando o álbum se saboreia sem se dar pela passagem do tempo, então é mesmo aquilo que precisamos e procuramos. Com canções como “Running Out Of Love” também não é nada difícil isso acontecer.

9/10
Fernando Ferreira


Factory Of Art – “The Tempter”

2002 – CCP

Segundo álbum dos Factory Of Art, lançado vinte anos atrás. Apesar de termos aqui algumas das características que critiquei em álbuns anteriores – nomeadamente o som da bateria – devo dizer que este é o meu lançamento preferido. Continuam aqui muito colados ao som norte-americano, mas isso até lhes dá um certo carisma e poder, poder que não encontrámos em lançamentos anteriores. Há também uma maior aproximação ao power metal em detrimento da sonoridade progressiva, ambos estilos em alta na altura. Boas canções e um poder que ainda que não soando totalmente orgânico não deixa de elevar a qualidade das músicas. Boa surpresa. Resta saber se ainda vão editar mais alguma coisa já que a banda cessou funções em 2006 e voltaram a reabrir actividades em 2019. Se for nesta linha, será muito bem-vindo.

8.5/10
Fernando Ferreira


Asking Alexandria – “See What’s On The Inside”

2021/2022 – Better Noise Music

Os Asking Alexandria pegaram num dos seus melhores trabalhos e juntaram-lhe uma série de brindes que só o torna mais apetecível. O álbum em questão é um dos mais pessoais da banda, com as letras a focarem muitas questões pessoais, assim como musicalmente é revelador do imenso talento da banda e de conseguir ir mais além do que apenas seguir modas e tendências da música pesada moderna. A provar isso está a inclusão do EP “Never Gonna Learn” onde temos versões acústicas – mas nem por isso menos intensas – de temas do álbum, sendo que o tema-título é exemplo máximo. Para quem deixou escapar na altura, esta é uma excelente oportunidade.

8/10
Fernando Ferreira


M.O.R.G. – “M.O.R.G.”

2011 – Edição de Autor

Os M.O.R.G. (Music Of Revolutionary Generation) são de Santa Maria da Feira e são uma banda muito interessante dentro da vertente mais moderna do heavy/thrash metal. Este EP de 2009 tem as mesmas faixas do EP editado em 2009 – não sabemos qual será a diferença entre os dois ou se trata efectivamente do mesmo lançamento – e curiosamente no Spotify está indicado a data de lançamento de 2009 mas tem a capa do lançamento de 2011. Enfim, detalhes. Musicalmente é um trabalho que remonta até à década de noventa onde esta sonoridade era indicadora de algo promissor. São cinco temas que se ouvem muito bem por parte de uma banda que queremos que volte a fazer algo mais.

7.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.