Review

Máquina do Tempo – Entombed / Kind / Wintaar / Autumn Nostalgie

Entombed – “DCLXVI: To Ride, Shoot Straight and Speak the Truth!”

1997/2022 – Threeman Recordings

Este álbum explodiu um pouco por todo o lado e impulsionou em definitivo o subgénero do death’n’roll, algo que a banda já tinha começado a apresentar com o álbum anterior “Wolverine Blues”. Produção suja e caótica mas com um feeling mais orgânico foi um álbum que foi uma porta de entrada para uma série de novos fãs, que não resistiram a todo este groove gingão. Remasterizado e disponibilizado em vinil novamente, a oportunidade de ter este clássico indespensável na sua audioteca, um que passou com classe pelo teste do tempo.

9/10
Fernando Ferreira


Kind – “Mental Nudge”

2020 – Ripple Music / Kozmik Artifactz

Esta banda norte-americana foi uma excelente surpresa. Os Kind são de Massachussetts e tocam uma mistura de stoner e sludge com feelings psicadélicos. O que dá peso, groove e aquele sentimento de estarmos perdidos a navegar na maionese em direcção a lugar nenhum mas sem sequer estarmos preocupados com isso. Um trabalho que os aficionados do estilo vão ficar rapicamente fascinados com ele, tal como nós ficámos e onde o efeito viajante consegue-se até mesmo nos temas mais curtos – “Faster Number Two” é um exemplo perfeito disto mesmo.

8.5/10
Fernando Ferreira


Wintaar – “Tear You Down”

2021 – Satanath

Impressionante o ritmo deste projecto russo. Black metal como manda as regras e que deita cá para fora álbuns como se o mundo fosse acabar amanhã. Mais de trinta e quatro e este álbum tendo sido lançado em 2021, já conta com sete álbuns à sua frente. E como quem já anda nisto há algum tempo poderá desconfiar, quando a quantidade é assim tão grande, a qualidade é proporcionalmente inversa. Acontece que, não. Não é o caso. Pelo menos neste álbum. O que dá vontade de ir ouvir o que está para trás só para conferir se é assim tão bom. Black metal de acordo com as regras da segunda vaga escandinava, com boas dinâmicas, boa variedade e bom som. Tirando os lugares comums que mais que esperados são desejados, não há propriamente aqui nenhum ponto assumidamente negativo. Ao final de umas audições começam-se a descortinar alguns elementos não muito orgânicos (baixo e bateria sobretudo) mas nada de ofensivo. “Tear You Down” é um álbum de black metal surpreendentemente bom.

8/10
Fernando Ferreira


Autumn Nostalgie – “Ataraxia”

2021 – Northern Silence Productions

Segundo álbum dos eslovacos Autumn Nostalgie que encetam desde o início uma forte componente atmosférica muito própria do pós-rock. De tal forma que não fosse as vocalizações próprias do black metal e o ocasional pedal duplo, poderíamos pensar que era algo dentro do pós rock. Como tal fica tentador colocá-los na mesma prateleira do pós-black metal  e isso poderá ser motivo para fugir imediatamente mas temos que referir que não é caso para isso. Bons temas, as melodias poderão ser desajustadas à voz mas resultam. Aliás, as melodias e a atmosfera poderão ser o grande atractivo como também aquilo que afasta os potenciais ouvintes. No nosso caso o efeito é mais positivo que negativo.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.