Review

WOM Reviews – On The Loose / Morass Of Molasses / VA – Magick Sun, Mystic Moon / Hollentor

On The Loose – “Dark Emotions”

2023 – Edição de Autor

Este tem sido um projecto bastante surpreendente, pela positiva. Depois da inesperada estreia auto-intitulada no ano passado, este ano temos já o segundo álbum, que contraria aquela máxima de quanto maior a quantidade, menor a qualidade. “Dark Emotions” supera a estreia, que já de si era bastante boa, com um maior distanciamento das suas referências – uma delas é sem dúvida Candlemass – oferecendo um álbum que traz uma maior alma Heavy metal sem esquecer o amor ao Doom, mas mais do que isso, traz um grande conjunto de temas aos quais dificilmente nos cansamos. “Occlusion Of Equilibrium” é um exemplo perfeito dessa mestria e também de uma maior amplitude. Isto tudo apresentando um novo vocalista na figura de Pedro Fialho Jesus, que não está muito distante do estilo de Flávio Lino, mas reforça a identidade própria da banda. Destaque ainda para a participação especial de Diana Piedade (ex-Kraken e ex-A Tree Of Signs) num dueto arrepiante com Pedro em “A Stroll Along The Shoreline”. Esmagador, um dos discos nacionais de 2023!

9/10
Fernando Ferreira


Morass Of Molasses – “End All We Know”

2023 – Ripple Music

Terceiro álbum dos britânicos Morass Of Molasses que por esta altura já são garantia de bom stoner. Uma garantia que não se esvai por estes oito temas novos. Antes pelo contrário, ainda se reafirma mais. Peso gingão, mas também aquela capacidade de nos fazer abstrair de tudo o resto – o toquezinho psicadélico fica sempre muito bem neste contexto assim como também a capacidade de trazer o feeling primordial do rock onde o blues não é em nada alheio. Temas como “Terra Nova” até nos remetem para algo próximo do progressivo, com a flauta a fazer lembrar os momentos mais pesados de bandas como Jethro Tull. Stoner com qualidade óbvia.

8.5/10
Fernando Ferreira


V/A – “Magick Sun, Mystic Moon”

2023 – Argonauta

Compilação de covers, haverá coisa mais fantástica que seja subvalorizada pelo público e crítica? Nós aqui continuamos a ficar fascinados com novas abordagens a clássicos. Ou até mesmo sem serem clássicos, uma nova forma de conhecer novos nomes, novas bandas e depois ir conhecer os temas originais e descobrir ou que se gosta mais da versão ou desse mesmo original. Foi assim que nos foram apresentadas muitas bandas e clássicos aos quais não teríamos outra forma de lá chegar. Outros tempos. E o que temos aqui são excelentes bandas ou músicos (Mos Generator, Snail, Autumn Blaze) a fazer versões de outras incontornáveis (e temos tudo desde Billy Joel, Smiths, Pink Floyd, Led Zeppelin até Darkthrone, Beatles, The Doors e Candlemass entre muitos outros. Nem todas as versões funcionam na perfeição, mas temos aqui uma arrepiante versão acústica da “Transilvanian Hunger” que por si só vale tudo o resto. Para quem gosta de ser surpreendido e, possivelmente, ser apresentado a clássicos que já deveria conhecer, está aqui uma boa opção, gratuita no bandcamp da editora.

8/10
Fernando Ferreira


Hollentor – “Divergency”

2023 – Edição de Autor

Projecto solitário de Glen Poland que conta com um lote generoso de estrelas do mundo do metal (como Shawn e Glen Drover (ex-Megadeth), Henning Basse (ex-Firewind e Metalian), Tim Ripper Owens (ex-Judas Priest e Iced Earth), Rudy Sarzo (ex-Ozzy Osbourne, Whitesnake e Quiet Riot), Eric Peterson (Testament), George Lynch (ex-Dokken e actualmente nos Lynch Mob) mas que curiosamente até se enquadra mais na melodia do hard rock na maior parte das vezes. “Divergency” não é a habitual compilação de temas distintos que soam de projectos diferentes devido aos seus convidados especiais. Sente-se como um álbum de uma verdadeira banda e tem muitos momentos memoráveis principalmente pela parte instrumental. Bom álbum.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.