Review

Máquina do Tempo – Critical Defiance / Graham Bonnet Band / The Big Deal / Surgent

Critical Defiance – “No Life Forms”

2022/2023 – Dying Victims Productions

Edição em vinil de um álbum que nos passou ao lado no ano passado, o segundo de originais dos Critical Defiance. “No Life Forms” é pé na chapa, sem pausas para respirar (ou pelo menos é essa a sensação que passa) e que se despacha em menos de meia hora. Não só o revivalismo está na sua sonoridade (principalmente na sua produção que nos faz lembrar um misto de D.R.I. e Dark Angel, onde claro também pensamos em como seria os Slayer se tocassem speed metal), como também na forma como o álbum se apresenta. Rápido, sem perder muito tempoe  sem muita dispersões. O que se tem é o que está à vista, thrash metal impiedoso que agora disponível em vinil deverá ser bastante apetecido para os fãs do género na sua vertente old school.

9/10
Fernando Ferreira


Graham Bonnet Band – “Day Out In Nowhere”

2022 – Frontiers Music

Graham Bonnet é um senhor que dispensa qualquer tipo de apresentação e demonstra estar longe de querer pendurar as botas. Apesar de ter uma carreira ilustre, ele não se conforma em mexer no que já fez mas também não ignora esse legado. Como tal, aqui neste álbum ele obviamente pega nas suas influências de sempre mas apresenta-as com um toque de modernidade, algo que as participações especiais de nomes como Jeff Loomis, Roy Z, Mike Tempesta e John Tempesta evidenciam. Hard rock sólido que demonstra o que é envelhecer com graciosidade e que tal nem sempre significa decadência.

8.5/10
Fernando Ferreira


The Big Deal – “First Bite”

2022 – Frontiers Music

Álbum de estreia dos sérvios The Big Deal, “First Bite”. Esta primeira mordida poderá não surpreender estilisticamente – aliás, até se pode pensar que chegaram uma décadas atrasados – no entanto, o que nos surpreende é mesmo o seu talento. Primeiro e acima de tudo as vozes de Nevena (que também fica a cargo dos teclados) e de Ana Nikolic que nos trazem um certo sabor pop da década de oitenta, algo que as músicas também ajudam com altos níveis melódicos. E se isto poderá parecer demasiado adocicado para os vossos gostos, então é melhor mesmo passar. No entanto é a nossa opinião que este tipo de som adocicado continua a ser superior a tudo o que possa passar na rádio actualmente. Com mais alma e profundidade. Trabalho que revela uma banda com capacidade para ir muito mais além.

7.5/10
Fernando Ferreira


Surgent – “Surgent”

2022 – Strok

Álbum de estreia de uma nova entidade na cena da música pesada da Estónia – Surgent. Apesar de ser o primeiro trabalho, os músicos que fazem parte dos Surgent estão longe de ser novatos, com os seus músicos a terem passado por vários projectos e bandas de relevo na sua cena nacional. A abordagem aqui passa por uma mistura entre sonoridades modernas, mais djent, e o death metal. Há a tentação de chamar a este tipo de mistura de death metal, no entanto não sinto que tenhamos aqui um álbum dessa natureza. Temos sim estruturas complexas e invulgares a relembrar uma aproximação ao jazz ainda que muito de leve. Para quem gosta deste tipo de quebra-cabeças sonoro, poderá ser uma boa surpresa, ainda que não seja muito complicado de deslindar e mantém um pé próximo da melodia.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.