Review

WOM Reviews – Ignea / Grande Royale / All We Leave Behind / Atheist Alien

Ignea – “Dreams Of Lands Unseen”

2023 – Napalm

Desde a sua passagem pelo Vagos Metal Fest que ficámos com os ucranianos Ignea debaixo de olho e “The Realms Of Fire And Death” foi um excelente álbum, uma das razões pela qual 2020 não foi totalmente mau. O seu terceiro álbum é o primeiro lançado pela Napalm Records, o que só prova que a sua qualidade não foi apenas reconhecida por nós e poderá agora chegar a muitas mais pessoas. Mistura fantástica entre Metal Moderno e Sinfónico com influências Folk, que neste caso concreto falamos de folk oriental que dá uma cor muito especial a estes temas. Mais impacto tem o facto de estarmos perante um álbum que nos conta a história da fotógrafa ucraniana Sofia Yablonska, colorida de forma fantástica por um instrumental poderoso e pelo talento vocal de Helle, que impressiona quer na abordagem extrema assim como na melódica. Por falar em abordagem extrema, temos aqui um dueto fantástico de Helle com Tuomas Saukkonen dos Wolfheart na “Opiumist”, sendo mais um exemplo de qualidade. Os Ignea a chegar a um novo patamar de excelência.

9/10
Fernando Ferreira


Grande Royale – “Welcome To Grime Town”

2023 – The Sign Records

Que concerto fantástico deve ser aquele que os Grande Royale proporcionam. “Welcome To Grime Town” mostra a banda com um rockão que podemos dizer que é nostálgico, mas que está muito longe de cheirar a mofo. Tem vida, tem energia, e sobretudo tem personalidade. Num mundo onde cada vez mais vemos e ouvimos bandas que soam todas iguais, ter música assim é um privilégio absoluto. Um conjunto de temas viscerais que trazem toda a energia rock que uma banda deve ter, sem efeitos especiais e sem nada forçado. Apenas pura energia orgânica que normalmente apenas algumas bandas têm e que o palco é o tira-teimas. Quanto a nós, só de os ouvir em estúdio já estamos convencidos e convertidos.

8.5/10
Fernando Ferreira


All We Leave Behind – “Through The Styx And Beyond”

2023 – Edição de Autor

Novo álbum dos franceses All We Leave Behind, dos quais não temos muita informação disponível, mas que dá um novo sentido à máxima “vamos focar-nos na música”. E não nos desiludimos com essa opção, porque apresentam um Doom/Death Metal com alguns contornos melódicos a apontar na direcção do gótico que obtém bons resultados. Dinâmico e unidimensional, a contradição que resulta bem sobretudo na voz, com um gutural profundo que não tem grande variação, mas proporciona o contraste necessário para enaltecer tanto a melodia como o peso próprio das canções. Fãs de Doom/Death mais melódico, fica um bom nome a conferir.

7.5/10
Fernando Ferreira


Atheist Alien – “A Tale Of Pentacles”

2023 – Laser Yoga

Por vezes não é preciso muito para captar a nossa atenção. Neste caso bastou simplesmente a premissa “spoken word doom metal”. Se tal ideia parece estapafúrdia, é porque… bem, de certa forma, é. No entanto, como somos muito sádicos e gostamos de ver sangue, a curiosidade mórbida para ouvir isto até foi encontrada com algo surpreendente. Perante as expectativas – parte muito importante para esta conversa – o que temos até é bastante interessante. Temos realmente uma forte componente de spoken work mas acompanhado por uma base musical onde os teclados acabam por ser o elemento mais importante, fazendo lembrar algumas propostas mais experimentais de Neo Folk – num contexto diferente – de Boyd Rice ou Death In June. Não será uma experiência que vamos querer repetir mas ainda assim, respeito pelo arrojo.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.