Review

WOM Reviews – Pustilence / Fatal Embrace / Unpure / Lordi

Pustilence – “Beliefs Of Dead Strangers And Soothsayers”

2023 – Memento Mori / Rotted Life 

Impressionante estreia dos australianos Pustilence, que nos mostram que é possível termos uma proposta com um som moderno, mas que vão beber à fonte do death metal old school, e é precisamente isso que temos com este “Beliefs Of Dead Strangers And Soothsayers” que traz um entusiasmo contagiante ao estilo. Não, vai reinventar a roda, mas quantas vezes não temos uma banda que nos consegue entusiasmar como se estivéssemos a ouvir algo pela primeira vez? Muito poucas. Para quem gosta de Death Metal em todo o seu esplendor e dinâmicas, está aqui uma estreia que mais do que revelar uma banda promissora, funciona já como uma confirmação do seu talento.

9/10
Fernando Ferreira


Fatal Embrace – “Manifestum Infernalis”

2023 – Black Lion

Impressionante. Como já disse algumas vezes no passado, quanto mais tempo decorre entre lançamentos, maiores são as expectativas. E que também quando temos bandas a regressar após uma longa ausência, fica-se (quase) sempre de pé atrás. E os suecos Fatal Embrace conseguem superar com distinção estas duas potenciais barreiras. A estreia de 1997, “Shadowsouls’ Garden” é um clássico do Black/Death Metal Melódico mesmo que a banda não tenha durado muito mais para além do lançamento do álbum para poder florescer após tão promissor trabalho. Ao contrário do que é costume, os Fatal Embrace não se tornaram um nome de culto, mas não deixou de ser uma surpresa surgirem aqui, mais de vinte e cinco anos depois, com um segundo álbum que é um verdadeiro portento em qualidade e como conseguem passar ao lado de todas as armadilhas e simplesmente entregam um trabalho que é tudo o que se poderia desejar.

8.5/10
Fernando Ferreira


Unpure – “Prophecies Ablaze”

2023 – Invictus Productions / The Ajna Offensive

Apesar de não terem tido uma interrupção na sua carreira, os Unpure tem tido uma regularidade editorial que faz sugerir que tenham hibernado durante quase quinze anos. Este quinto trabalho, surge quase vinte anos depois do anterior e aquilo que apresenta é uma banda com fome de Black/Thrash metal e com uma vitalidade que sabíamos que só eles poderiam apresentar. Um assalto primitivo que nos leva pelo groove e corrosão dos primórdios da música extrema – até pitadas de Doom Metal hipnótico temos aqui, sobretudo na “The Witch Of Upsala”, com um groove que se instala e não quer mais sair. Para quem procurava por uma lição em Black/Thrash Metal com qualidade, veio o sítio correcto.

8/10
Fernando Ferreira


Lordi – “Screem Writers Guild”

2023 – Atomic Fire

É fácil. É fácil pensarmos que os Lordi são azeiteiros. É fácil pensar que a banda foi apenas um ardil para ganhar o festival da Eurovisão – quando já existia mais de uma década antes. É fácil desconsidera-los apenas como uma cópia barata dos Kiss. Assim como é fácil este álbum falar directamente ao coração de todos os fãs de hard rock. Sim, logo no início temos grandes temas e temos aquele feeling infeccioso nos refrões que a banda sempre conseguiu entregar. Temos até algum peso Heavy Metal presente no tema “Dead Again Jayne”. Tudo aquilo que esperávamos, estava aqui. Até mesmo o seu lado mau – como constrangedora “The Bride” – acaba por ter o seu encanto. Um álbum desequilibrado que vai perdendo a força conforme avança, não sendo, de todo, o seu momento mais inspirado, não deixa de fornecer mais uns bons temas para um repertório já vasto.

6.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.