WOM Report – The Ocean @ Comendatio Music Fest, Paço da Comenda, Tomar – 05.08.23
Foram provavelmente o maior foco de interesse do primeiro dia do Comendatio Music Fest, falo dos Germânicos The Ocean ou The Ocean Collective se preferirem. Curiosamente os The Ocean nem sequer estavam no cartaz original do festival, entram no cartaz para substituir os norte-americanos Volumes como cabeças de cartaz do primeiro dia. Praticamente um ano depois da última passagem pelo nosso país com uma data única anunciada inicialmente para o LAV mas que após vários adiamentos acabou por se efectuar no RCA Club e com mais um álbum na calha (‘Holocene’) os The Ocean voltaram a entregar-se de corpo e alma (muita alma mesmo) ao público nacional.
Começaram logo por surpreender ao não inicial o concerto com a expectável ‘Parabiosis’ mas sim com ‘Preboreal’, uma tema onde Loïc Rossetti ainda se debateu com alguns problemas sonoros, seguiu-se uma dose dupla de ‘Phanerozoic I: Palaeozoic’ (‘Permian: The Great Dying’ e ‘Silurian: Age Of Sea Scorpions’) talvez as duas mais emblemáticas faixas do respectivo álbum com o publico já em modo cruzeiro completamente rendido à incrível carga emocional que os The Ocean incorporam no seu Prog de autor assombrado por um Sludge remoto e elegante. O regresso a ‘Holocene’ com ‘Atlantic’ foi para mim um dos pontos mais altos do concerto com Loïc Rossetti a puxar pelo público de forma entusiasmante.
Seguiu-se o “ataque” a ‘Phanerozoic II: Mesozoic / Cenozoic’ com ‘Oligocene’ e ‘Miocene | Pliocene’ e uma visita relâmpago a ‘Pelagial’ com a inesperada ‘Demersal: Cognitive Dissonance’. Depois do “intervalo” da praxe outrora conhecido como encore o sexteto Germânico volta em força para levar o público ao clímax emocional com ‘Pleistocene’ e a inevitável ‘Jurassic | Cretaceous’, um final em êxtase já com Loïc Rossetti a cantar literalmente no meio do público. Se a setlist até pode ser discutível (faltaram ‘Triassic’ e ‘Holocene’ a meu ver) já a prestação dos The Ocean não será de todo, mais uma arrebatadora performance carregada de emotividade, energia e talento por parte desta sensacional e singular banda.
Texto por Jorge Pereira
Fotos por Hugo Andrade
Agradecimentos Mónica Moreira / Comendatio Music Fest
Support World Of Metal
Become a Patron!