ArtigosExclusivo

Filhos do Metal – Ano 2024

Por Duarte Dionísio
(Filhos do Metal – À descoberta do Heavy Metal em Portugal)
Blog // Facebook

Um novo ano começa. Decidi que não iria escrever sobre algo em concreto para iniciar 2024. Apenas formular desejos de que este novo ano seja repleto de boas notícias no geral e no que à música de peso diz respeito, que seja de excelência. Assistimos diariamente a notícias bastante negativas, tristes e sombrias. Infelizmente não se trata de interpretações artísticas, mas sim da realidade dura e crua. Guerras, mortes, conflitos de todos os tipos, degradação de serviços públicos essenciais, corrupção, mentiras, casos e mais casos pouco dignos de uma civilização que se quer evoluída. A arte e a cultura dos povos foi, é e será sempre influenciada por todos os acontecimentos da humanidade. Essa capacidade fantástica de criar mesmo na adversidade é fruto do talento humano. Por isso mesmo, a arte e a música em particular assumem um papel de enorme importância nesta nossa sociedade. A palavra cantada e a música transmitem o que nem sempre conseguimos expor de forma simples. Quer sejam as mais belas melodias e palavras de alegria, quer sejam as mais agressivas e atrozes canções. O Heavy Metal tem uma diversidade imensa de subgéneros, o que permite abranger todos os sentimentos e emoções. É assim que a oferta de bandas é vasta, havendo de tudo e para todos os gostos.

Apesar de um mundo em convulsão, de Portugal à beira de mais umas eleições antecipadas, da eterna falta de divulgação cultural, nem tudo são más notícias. O The Voice Portugal tem um puto a cantar Rock que está na final. O único programa dedicado à música na TV nacional. É irónico que assim seja. Pasme-se que até o Rock in Rio Lisboa este ano tem Rock no cartaz! Agora a sério, já foram anunciados alguns cartazes de festivais para Portugal. Muitas e boas bandas. As mesmas reclamações de sempre por parte de fãs e consumidores. Claro que devemos querer sempre mais e melhor, mas o que temos é bom, aproveitem e disfrutem. O primeiro do ano, já a 13 de janeiro é o Mangualde Hardmetalfest. Logo a seguir Xapada Fest (19 e 20 janeiro). Mas há muitos mais. Lava Fest (27 janeiro), Sobralternativo Underground Fest (27 janeiro), Slax Metal Fest (3 fevereiro), Terapia Invicta II (2 março), Lamaecum Metal Fest (16 março), Almada Deathfest (13 abril), SWR Barroselas Metalfest (24 a 27 abril), Massacre Metal Fest (4 maio), Black Box Fest (14 e 15 junho), Comendatio Music Fest (15 e 16 junho), EvilLive Festival (29 e 30 junho), Laurus Nobilis Music Fest (19 a 21 julho), Vagos Metal Fest (2 a 4 agosto), SonicBlast Fest (8 a 10 agosto), Milagre Metaleiro (23 a 25 agosto), River Stone Fest (21 setembro), Under The Doom Festival (outubro), Oeste Underground Fest (2 novembro), Amplifest (9 e 10 novembro) e outros que provavelmente surgirão ou que me esqueci de mencionar. Isto é sinal de vitalidade do Metal em Portugal.

Há também já discos de bandas nacionais anunciados para 2024. Entre eles a expetativa recai sobre GAEREA, Dark Oath, Toxikull, só para mencionar 3 sugestões, mas por certo serão dezenas. Mais reedições de verdadeiros clássicos do Metal Nacional de outras décadas também surgirão para gáudio dos colecionadores. Espero que haja mais novidades e surpresas positivas. Desejos de um excelente ano de 2024 com muito Heavy Metal ou com a música que mais gostarem de ouvir.


 

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.