Review

WOM Reviews – Wintersun – “Time II”

2024 – Nuclear Blast

Passaram-se 7 anos desde o último lançamento dos Wintersun e muito se passou com a banda desde 2017. 12 anos depois, será que Jari Maenpaa conseguiu corresponder às expectativas? Enfim, mais ou menos. A produção mata qualquer dinâmica que as músicas possam ter, o álbum está over-produced. Enfim, realisticamente é o que seria esperado da banda, mas o som da tarola da bateria não está nada famoso e arruína certos momentos das músicas. Relativamente aos aspectos técnicos, as músicas estão boas, não há muito a apontar. Bons solos, bons riffs melódicos, bons drum fills e sobretudo destaque para a voz limpa de Jari, mas é cansativo, soa tudo um bocado ao mesmo e fica difícil destacar músicas.

“The Way of the Fire” lembra muito a “Sons of Winter and Stars” do “Time I”, com arranjos excelentes. O mesmo pode ser dito sobre a “Silver Leaves”, mas outras músicas como a “Ominous Clouds” não precisariam de estar no álbum. Falta criatividade, diversidade, a banda parece que está descontraída, sente que não tem nada para provar e isso vai ser o erro fatal no disco que não é um mau disco. Há muito para apreciar, as faixas mais longas são o grande destaque do disco, naturalmente. A predominância de blast beats torna-se redundante e ajuda a narrativa de que as músicas começam a tornar-se similares. Simplesmente não é o nível que se esperava da banda.

Para os fãs mais dedicados na banda é exatamente o que esperavam, para quem não o é, é mais um álbum pretensioso, indulgente e sem grande rumo de quem era um guitarrista exímio edeixou-se perder no ego. Uma pena. (6.5/10)

Review por Afonso Mendes


Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.