Report

WOM Report – Blaze Bayley @ RCA Club, Lisboa – 24.10.2025

Um concerto único e irrepetível. Foi assim apelidado do regresso de Blaze Bailey ao nosso país, depois de um adiamento no ano passado. Este regresso pelas mãos da Metal’s Alliance revelou-se bem especial, superando as expectativas de todos os presentes, que por si já eram altas. Depois de uma hora de Meet & Greet, a música – que tardou a começar a ouvir-se para lá da hora previamente estabelecida – teve início com uma intro na forma de uma rendição instrumental da “Doctor Doctor” dos UFO, tema de abertura dos concertos de Iron Maiden. Uma rendição onde o público cantou a letra, acompanhando o instrumental, até a entrada de Blaze que anunciou que esta era uma noite de celebração de “X-Factor”, o décimo álbum de originais da mítica banda britânica, que completa este ano precisamente três décadas. “Sign Of The Cross” começou logo as hostilidades, e o público aderiu logo a cantar. Aliás, este foi um concerto em que o vocalista pediu que o público cantasse com ele, mas nem seria preciso tal pedido, tal o poder da participação dos fãs no RCA Club.

Tocando o álbum na íntegra – e uma oportunidade única para poder presenciar tal, já que esta fase da discografia de Maiden, raramente aparece no alinhamento da banda após o regresso de Bruce Dickinson. A banda que acompanhou Blaze impressionou pela sua qualidade e pela forma como não se limitaram a tocar nota por nota os temas, mas a dar-lhe um cariz pessoal e, também por isso, único. Blaze esteve bastante comunicativo com o público, fosse a puxar por ele, fosse a deixar mensagens, quase mantras, de superação pessoal, dando o seu próprio exemplo pessoal, sendo o exemplo mais pujante a introdução para a “2 A.M.”, referindo o momento na sua vida em que teve empregos que não lhe diziam nada em prol de batalhar pelo seu sonho de vida, cantar heavy metal e em como se sentia grato por ter tido oportunidade de ter sido o vocalista de Iron Maiden, referindo aos fãs de forma enfática e repetida, “não desistam, não desistam dos vossos sonhos”.

“Fortunes Of War”, “The Aftermath”, “The Edge Of Darkness” e a já mencionada “2. A.M.” foram alguns dos momentos altos mas a realidade é que não se teve momentos fracos. Nem mesmo nas músicas que tiveram a reacção mais morna da noite, as três que também fizeram parte das sessões de gravação do álbum, mas que foram lançadas como lados B de singles. Falamos de “I Live My Way”, “Judgement Day” e “Justice Of The Peace” – também uma oportunidade única para ver ao vivo estes temas. Na recta final, teve-se direito a uma emocionante (e acústica) “Como Estais Amigos?”, onde Blaze relatou a sua experiência a tocar na Argentina, país que tem uma relação complicada com o Reino Unido, devido à guerra das Malvinas e a mais alguns tesouros como a “Virus” (onde Blaze chamou a atenção aos calotes levados a cabo por contas falsas de Facebook que pedem dinheiro aos fãs e enfatizando que os meet & greet fazem parte sempre do bilhete e não será cobrado mais nada por isso), “Clansman”, “Futureal” e “Wrathchild”, o único tema dos Maiden que não foi gravado por Blaze em  disco. A terminar viria mais uma rendição da “Doctor Doctor” desta vez já com voz, mas que serviu como motivo para apresentar a talentosa banda e despedir-se do público.

Uma noite verdadeiramente histórica para todos os fãs de Blaze, de Iron Maiden e dos discos “The X-Factor” e “Virtual XI”, com mais de duas horas e meia de música, daquelas que acontece apenas numa vida. Todos os presentes definitivamente que guardarão na memória esta noite, assim como o próprio vocalista, que não esqueceu o público português nem o facto de ter sido precisamente devido ao celebrado disco dos Iron Maiden que visitou o nosso país pela primeira vez. Esperemos que o possamos ver e ouvir novamente, seja para celebrar o seu passado com Maiden ou a sua carreira a solo, que é igualmente interessante.

Texto por Fernando Ferreira
Fotos por Sónia Ferreira
Agradecimentos Metal’s Alliance


Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.