Bornholm – “Primaeval Pantheons” Review
1. Eye of Knowledge
2. Atavism
3. Runes of Power
4. Old
5. March of Saturn
6. Iron Crown
7. Seventh Reign
8. Bloodstorm
9. Imperium (Divus Rex)
Duração 51:35
2016 Massacre Records
Apesar de “Primaeval Pantheons” ser já o quarto álbum da banda húngara, temos que admitir que não tínhamos conhecimento destes Bornholm, mas em boa hora ficámos a conhecê-los já que este álbum é um excelente trabalho de black metal melódico que não abusa em nada nos lugares comuns do estilo – ou se o faz, apresenta-nos músicas tão boas que isso fica sem qualquer importância. Temos aquele sentimento épico de uns Moonsorrow sem termos propriamente músicaas de vinte minutos, aliada a uma sensibilidade melódica de uns Rotting Christ – aqueles leads de “Atavism” não enganam ninguém – e a uma força nos riffs própria dos Enslaved.
Todavia, mais do que grandes referências que evocam, são as músicas o grande trunfo num álbum que poderá não cativar todos os fãs de black metal mais ortodoxo, mas sem dúvida que aqueles que apreciaram a faceta mais acessível do género não encontrarão dificuldades em ficarem rendidos a malhões como a “Runes Of Power” (midtempo gingão, cheio de groove mas que mesmo assim soa clássico como se tivesse sido escrito em 1996). Por falar nisso, poderá sentir-se que este tipo de proposta já não encontra lugar nos dias de hoje, mas desde quando que a boa música fica datada?
Não se trata, no entanto, de algo retro. Apesar de realmente nos transportar para umas décadas no tempo devido à popularidade do género na altura, “Primaeval Pantheons” assume-se como um produto do seu tempo, sem qualquer tipo de saudosismo. E afinal, não é suposto o metal, principalmente o bom, ser intemporal? Ouçam lá a última malha, a “Imperium (Divus Rex)” e digam lá se não estão de acordo. Forte, raçudo, melódico mas acima de (e somando) tudo é um álbum de grande qualidade. Excelente surpresa. Agora com licença que a infecção quer se alastrar e temos que conferir o que raio andam a fazer estes hungaros desde 2001.
Nota 9/10