Circa – “Valley Of The Windmill” Review

E que agradável surpresa foi este “Valley Of The Windmill”, dos veteranos Circa. Ainda para mais na Frontiers Records. Não que a editora italiana não nos tenha habituado com alguns trabalhos de bandas clássicas, como tem sido dos Yes e Asia, mas um trabalho com os moldes deste “Valley Of The Windmill” não nos recordamos de ouvir entre as fileiras da editora. Ainda bem, serve para provar que a mesma consegue surpreender quando se pensa que o seu nicho é rigorosamente o do rock FM ou AOR. Verdadade seja dita, apesar da complexidade das quatro músicas aqui apresentadas, em termos de peso, a proposta não foge tanto ao que nos habituámos ouvir da Frontiers.
Por falar em Yes, e para quem não sabe, os Circa é um projecto que junta Billy Sherwood (vocalista e guitarrista da formação actual dos Yes) e Tony Kaye (o primeiro teclista original dos Yes), portanto não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que este álbum soa a rock progressivo clássico. E efectivamente assim é. Como já dissemos atrás, temos quatro faixas longas – a mais curta tem quase oito minutos – que se ouvem muito bem, mesmo que não tentem recriar os tempos áureos dos Yes. No entanto, comparando com a seminal banda progressiva, é engraçado reparar que “Valley Of The Windmill” está bem mais próximo daquilo que os Yes eram do que os próprios.
Isto dito, e apesar de ser um som bem melódico, não é propriamente um álbum de fácil digestão, o que, para nós, é só mais um motivo para que voltemos a ele muitas vezes. Não é, obviamente, tão eficaz com os clássicos, apesar de soar a clássico. No entanto, há uma certa aura de convencionalidade que faz com que o interesse acabe por ser cortado de vez em quando. Mas mesmo assim, e para quem acompanha a banda há já algum tempo (este é já o esu quinto álbum) encontrará na faixa “Our Place Under The Sun”, por exemplo, motivos para considerar que este é um dos seus melhores trabalhos de sempre.
1. Silent Resolve 
2. Empire Over 
3. Valley of the Windmill 
4. Our Place Under the Sun
Duração 52:11
Nota 8/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.