Imperium Dekadenz – “Dis Manibvs” Review

Se há um duo que tem tido uma carreira extremamente regular no que diz respeito à qualidade esse duo é aquele que compõe os Imperium Dekadenz. A banda tem pouco mais de uma década mas desde o primeiro álbum até agora a este “Dis Manibvs”, que é o seu quinto, a qualidade tem sido bem acima da média. E com isto dito, poderíamos ir já embora, porque acabámos por revelar já o destino desta missiva – ou seja, fizemos auto-spoiler. Não há nada a esconder e para os fãs de Imperium Dekadenz, também não deverão existir surpresas com este veredicto, mesmo aqueles que ficaram um pouco apreensivos com as supostas influências de Deafheaven. Mas vamos lá mergulhar um pouco mais.
O elemento black metal está bem presente. Temos os riffs em tremolo picking, temos a voz rasgada alternada por murmúrios e temos uma paisagem sonora, criada por arranjos de teclados inteligentes que fazem com que essa paisagem soe verdadeira e não apenas um gimmick que todos já vimos demasiadas vezes. Com a grande maioria das músicas a ultrapassar a marca dos sete minutos, é de prever que tenhamos aqui algumas viagens proveitosas (o que para outras bandas poderia ser uma ida até à cama para dormir a sesta) e é sobretudo nestas que se pode captar aqui e ali as tais influências de Deafheaven e de um certo espírito melódico mais… positivo, chamemos-lhe assim, como aquilo que pode ser ouvido em “Still I Rise”, onde aquelas melodias se tornam contagiantes e viciantes. 
A parte da melodia poderá efectivamente ser um problema para quem gosta de rispidez, mas para quem gosta do seu black metal melódico e não aprecia a fórmula Cradle Of Filth e Dimmu Borgir ou  as misturadas com o pós-rock/pós-metal, tem aqui uma excelente alternativa. Não se sente que a banda tenha mudado de estilo radicalmente embora se possa sentir, como já foi dito atrás, haver algumas mudanças na sonoridade. Acabam por ser um detalhe e não mudar aquilo que é a identidade sonora da banda. Temos temas épicos, agressividade, dinâmica e melodia. O que é que podemos pedir mais?
1. In Todesbanden
2. Only Fragments of Light
3. Still I Rise
4. Dis Manibvs
5. Pantheon Spells
6. Vae Victis
7. Volcano
8. Somnia
9. Pure Nocturnal Rome
10. Seikilos
Duração 62:55
Nota 9.1/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.